Saúde Bucal: Cuidado dobrado na gravidez

 

Todos sabemos da importância da saúde bucal em todos os estágios de nossa vida. Manter uma higiene bucal adequada escovando os dentes e usando fio dental após as refeições, visitando o dentista a cada seis meses e tendo uma alimentação equilibrada, complementam os cuidados que todas as pessoas devem adotar para diminuir os problemas dentários.


Para ter uma gravidez tranquila e saudável, é preciso dar atenção a diversos aspectos. Entre eles, estão os cuidados com a saúde bucal, pois tudo que pode afetar a mãe pode ter sérias consequências para o bebê, uma vez que a boca é a porta de entrada para nutrientes, mas também de muitas doenças.  Sendo assim não pode ser desconsiderada.


Uma dor de dente pode causar uma avalanche de sensações em qualquer pessoa, imaginem o efeito que pode causar durante a gravidez quando a saúde da grávida torna-se mais sensível?


Devido alterações hormonais durante a gravidez podem acontecer inflamação e sangramento das gengivas. Como a grávida se alimenta mais vezes ao dia pode acontecer o aumento do açúcar na alimentação podendo causar mais cáries. Também podem haver refluxos e seus ácidos podem fazer mal para os dentes, o que reforça a importância da escovação após todas as refeições.


E pra terminar, se todos os cuidados não forem obedecidos a mãe pode ter um bebê de baixo peso, podendo também até levar a um parto prematuro.

 

Artigos Relacionados