Parabéns sem clichês a capital da Amazônia brasileira!

Uma maravilha urbana meio a maior floresta tropical do planeta, beleza natural surpreendente cercada de riquezas cobiçadas pelo mundo todo. Habitat de um povo com tradições e costumes que contam a história de um Brasil que nem todos conhecem. De um forte criado em 1669 pelos portugueses, se transformou hoje na maior metrópole da região norte e sexta economia do país. Manaus, só lhe conhecendo para ver o quanto é especial e a importância que representa para nossa nação líder sulamericana.

Com 26 estados pertencentes ao nosso país chamado Brasil, o maior de todos tem crescido e chamado atenção a nível nacional. Sua capital, por sua vez, tem entrado nos roteiros turísticos de muitos viajantes que por nosso terrítorio transitam. Deixando completamente de lado a antígua estigua que no Amazonas só existia floresta e animais, Manaus cresceu, se desenvolveu e hoje é sim o principal centro financeiro, corporativo e econômico do norte. Belezas naturais? Sim, temos de sobra, o segundo maior rio do mundo em extensão transcorre o nosso estado e serve de meio de locomoção entre os confins mais longínquos do país. Nossa capital tem o privilégio de estar a beira da confluência dos rios Negro e Solimões, fenômeno indescritível que recruta muitos entusiastas das belezas naturais do mundo afora para vê-lo de perto.

manaus2

Na economia, outra surpresa para quem as terras manuenses visita. Sendo hoje um dos polos industriais mais desenvolvidos da América Latina, o PIM (Polo industrial de Manaus), reune as principais indústrias do Brasil, contribuindo sobremaneira para o crescimento financeiro do país. No esporte, outra conquista. No ano de 2014, nosso estado ajudou a escrever as páginas douradas de um evento histórico no país, a Copa do Mundo de Futebol. Manaus surpreendeu muitos brasileiros que ainda não tinham tido a oportunidade de aqui visitar e ainda tinham a referida estígua supracitada. Fomos sim uma das capitais escolhidas para sediar importantes jogos do maior torneio de futebol mundial. Muitos grandes centros ficaram de fora, criticaram, retrucaram, vieram, se surpreenderam e, sem mais a dizer, tiveram que aceitar sermos uma das sedes mais elogiadas em infraestrutura e organização.

arena

Em 2015, outra grande notícia. É chegada a hora do nosso país sediar o maior evento esportivo do mundo, as tão aguardadas “Olimpíadas RIO 2016”. O que nós brasileiros não sabíamos, é que nem só o “rio” seria o palco deste importante evento internacional. Os melhores atletas de todo o mundo vão ter a oportunidade de dar o seu melhor nos gramados da Arena da Amazônia e ver de perto que o desenvolvimento faz sim, parte de um dos sobrenomes de Manaus.

Neste último dia 24 de Outubro, nossa cidade comemorou mais uma primavera. Sem clichês ou desejos de felicidades da boca pra fora, está aqui nossos sinceros parabéns pela cidade que cresce a cada dia, e que nos faz sentir orgulho de sermos sim Manauaras.

 

Artigos Relacionados