Porque ensinar paciência para as crianças?
Como Virar o Jogo no mundo das Incertezas
VOCÊ SABE O QUE FAZ O PROFISSIONAL DA CONSULTORIA DO SONO?
Em homenagem ao Dia do Poeta, o Suanam recebe ‘O Espinhaço’
Prefeitura começou os preparativos para o Boi Manaus 2019 e o trânsito na Ponta Negra sofrerá alterações
Explicando a depressão para crianças
Pantone e Arezzo lançam collab com cores exclusivas para o verão, Confira!
O Parque Cidade da Criança celebrou o Dia das Crianças com uma programação bem extensa
PAPO DE CAFEZINHO E O DIREITO DO CONSUMIDOR
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Musa- Museu da Amazônia

By  |  0 Comentários
Compartilhe nas Redes Sociais

Área ambiental turística e educacional, com alamedas sinalizadas e observação de ecossistemas tropicais. Um museu vivo, fragmento protegido da Floresta Amazônica em Manaus.

A idéia

O mote “viver juntos”, mais que um imperativo de entendimento entre humanos e não humanos que aqui vivem, é, para o Musa, símbolo de um projeto de educação e solidariedade empenhado em promover o convívio dos cidadãos na diversidade cultural, biológica, social e política da grande bacia amazônica.

Um museu vivo

Que segredos escondem as águas do rio Negro? Que constelações as diversas etnias indígenas amazônicas identificam no céu? Como um mosquito vê a floresta ao seu redor? Seria possível “enxergar” o ar que se move entre a copa das árvores?

A complexidade e a rica diversidade social e biológica da Amazônia suscitam perguntas. Para algumas, as respostas já existem. Para outras, as descobriremos. Imaginar perguntas e buscar respostas é o que propõe o Musa.

Para cumprir esse objetivo, será preciso ir ao encontro da natureza. Os sentidos, como o tato e a visão, não são os únicos aliados na jornada – microscópios, lupas e microcâmeras podem colaborar. Muitas vezes, será preciso sair da posição de observador, ser pássaros ou formigas, para entender como um pássaro vê ou o modo como uma formiga percebe o mundo. Como? É o que queremos saber.

Este é o convite que o Musa faz a seus visitantes: ver a floresta com um novo olhar. Pensá-la como a pensam os que nela vivem, com suas culturas e modos de sobrevivência e reprodução.

O que é, onde está

Criado em janeiro de 2009, o Musa ocupa 100 hectares da Reserva Florestal Adolpho Ducke, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, em Manaus. Uma área de floresta de terra firme, nativa, que há mais de 60 anos vem sendo estudada com paixão. Os resultados dessas pesquisas, reunidos em catálogos sobre temas como plantas, pássaros e rãs, contam o que o Musa quer mostrar ao visitante.

 

 

Encontramos no Musa: exposições, viveiro de orquídeas e bromélias, lago, aquários e laboratórios experimentais de serpentes, de insetos e de borboletas.

Uma torre de 42 metros permite fruir uma magnífica vista do dossel das árvores da floresta, inesquecível quando vista às seis da manhã.

Trilhas na floresta proporcionam ao visitante passeios agradáveis e descobertas surpreendentes. No Musa são desenvolvidas pesquisas em divulgação e popularização da ciência e da educação científica e cultural.

Casa de cultura e ciência, de convivência e celebração da diversidade do ser no mundo. Um lugar onde os humanos e não humanos vivam juntos, felizes.

 

EndereçoAvenida Uirapuru, s/n – Cidade de Deus, Manaus – AM, 69099-415

Fonte: museudaamazonia.org.br/pt/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1
Olá!
Bem Vindo a Revista Digital mais querida da Amazônia!
Powered by