OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Município de Barcelos – no Amazonas

Barcelos é conhecida por possuir enorme potencial turístico no estado do Amazonas. A cidade foi a primeira capital do estado e possui hoje, pouco mais de 24.000 habitantes. Barcelos é cortada pelo Rio Negro e distante cerca de 500 km da capital.

Barcelos é o destino perfeito para o “Turismo de Pesca“, atrindo pescadores do mundo em busca do Tucunaré-açu. Anualmente milhares de pescadores, lotam hotéis de selva, acampamentos e barcos hotéis durante a temporada de pesca, que vai de setembro a março. As excursões de pesca duram cerca de uma semana.

O contraste entre a beleza das águas do Rio Negro, com praias de areias branquíssimas, ao lado da vasta e preservada Floresta Amazônica em suas margens colocam este destino principais do Amazonas. Possui o maior arquipélago do mundo, chamado Mariuá, com cerca de 1.400 ilhas.

Barcelos também encontra-se o “Parque Nacional do Jaú”, com 2.377.889 ha de floresta contínua preservada e maior parque nacional do país. Em Barcelos fica a cachoeira do El Dorado, famosa por possuir a maior queda d’água livre do Brasil com quase 400 m de altura. Também encontramos em Barcelos o abismo Guy Collet, considerado a caverna mais profunda do Brasil.

Barcelos também é uma das maiores exportadora de peixe ornamental do mundo, com destaque para peixes como o cardinal, com seu brilho intenso, ou o acará-disco.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Arquipélago Mariuá
Localizado às margens do rio Negro, o Arquipélago Mariuá inclui um mosaico de ecossistemas de águas pretas que estão entre os mais frágeis da Amazônia e incluem rios, ilhas, lagos, florestas inundadas, praias arenosas, campos e pântanos. São mais de 1.400 ilhas, que apresentam rica diversidade sociocultural, com cerca de 30 comunidades. A região caracteriza-se, também, pelo alto grau de dependência das populações locais, principalmente ribeirinhos e indígenas, com relação aos recursos naturais do Arquipélago, o que propicia o surgimento de conflitos diversos.

# 2 bismo Guy Collet
O abismo Guy Collet é a caverna mais profunda do mundo formada por quartzito e também a de maior desnível do Brasil, com 671 metros de profundidade. A caverna foi catalogada por Pesquisadores da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SB) e da ONG Akakor Geographical Exploring durante a expedição ao interior da Amazônia.

serradoaraca

# 7 Parque Estadual Serra do Aracá
Criado em 1990, localizado no município de Barcelos, ocupando uma área de 1.818.700 ha. No interior encontra-se o Rio Aracá, que forma a mais alta queda d’água do Brasil.

# 8 Parque Nacional do Jaú

parquenacionaldojau

O Parque Nacional do Jaú é o maior parque nacional do Brasil e do mundo, em floresta tropical úmida contínua e intacta, com 2.377.889,00 ha. Localizado entre os municípios de Novo Airão e Barcelos, ao norte do Amazonas, leva o nome do principal rio do Parque, e de um dos maiores peixes brasileiros o jaú. Hoje, esse paraíso ecológico é conhecido como modelo de Unidade de Conservação na Amazônia, formando, juntamente com as Reservas de Desenvolvimento Sustentável de Amanã e de Mamirauá, o maior corredor biológico preservado do mundo, com mais de 5,7 milhões de hectares.

■ CACHOEIRAS

# 1 Cachoeira do El Dorado

Fotos: Gov. do Est. do Amazonas
Fotos: Gov. do Est. do Amazonas

A Cachoeira do El Dorado é a mais alta queda d’água do Brasil com mais de 353 m de altura. Está localizada no monte Tantalita, na serra do Curupira, no município de Barcelos. A cachoeira está a 211 km da cidade. A região é uma das mais selvagens do planeta e caracterizada por montanhas acima de 2 mil metros de altura, rios caudalosos, ilhas fluviais e praias de areia branca.

cachoeiradoaraca
Fotos: EMBRAPA

# 2 Cachoeira do Aracá
A Cachoeira do Aracá é formada pelo Rio Araça, que tem cerca de 365 metros de queda livre. Sendo uma das mais altas cachoeiras do Brasil, está localizada numa região de difícil acesso no interior do Parque Estadual Serra do Aracá.

■ PRAIAS

# 1 Praia Grande

Fotos: Associação Amazonense de Municípios
Fotos: Associação Amazonense de Municípios

A Praia Grande é o mais famoso e mais visitado ponto turístico do município de Barcelos. Localizada em frente à sede do município separada pelo caudaloso Rio Negro cerca de 1 km de distância. Devido ao fácil acesso e grande extenção, esta praia abriga grandes eventos como diversos festivais e réveillon. Revela-se durante a estiagem nos meses de setembro a março.

# 2 Praia da Ilha do Governador

Fotos: Associação Amazonense de Municípios
Fotos: Associação Amazonense de Municípios

A Ilha do Governador está localiza em frente à cidade de Barcelos, distante cerca de 700 metros. no período da vazante revela praia de areia branca em quase toda a margem, o que faz dela uma ótima opção de lazer para adultos e crianças.

■ EVENTOS

# 1 Festival do Peixe Ornamental
É a principal festa do município e da região. O evento homenageia a cultura local e os pescadores, conhecidos como piabeiros, e atrai grande quantidade de turistas para o evento.

■ COMO CHEGAR

De Avião:
Por via aérea, o destino é atendido por voos regulares que partem de Manaus, com duração de cerca de uma hora.

De Barco:
A viagem para Barcelos pode ser feita através de vias fluviais a viagem de Barco, no trecho Manaus para Barcelos, dura em média 30 horas. Os barcos saem do Porto de São Raimundo em Manaus.

Fonte: BrasilTurismo

Compartilhe

Artigos Relacionados

Ruas Brasil Afora