DE AMAZÔNIA SANTARÉM, PA – A Cultura Amazônica estará em pauta na Câmara Federal dos Deputados hoje segunda-feira, 19 de agosto. As atividades serão distribuídas da seguinte forma: às 11h no Plenário com homenagens às importantes manifestações culturais do Oeste do Pará, dentre elas: o Çairé. Às 14h, no Plenário 10, será realizada uma audiência pública e Lançamento do Festival Internacional de Cinema de Alter do Chão.
A solicitação partiu do membro da Comissão de Cultura da casa, Deputado Federal Airton Faleiro, sob os requerimentos de número, 27/2019/CCult e 657/2019.
O Governo Municipal de Santarém é apoiador dos dois eventos de arte e cultura. Prefeito Nélio Aguiar e o secretário municipal de Cultura, Luís Alberto Figueira foram convidados a participar.
Os dois momentos na Câmara “são importantes a favor da Cultura e do Cinema, oportunidade de reforçar e aprofundar o conhecimento sobre as manifestações culturais. Incentiva o crescimento socioeconômico e cultural do povo amazônico”, destacou o texto do convite encaminhado pela presidenta da Comissão de Cultura, Deputada Federal Benedita da Silva.
Somam às exposições culturais do Oeste do Pará, além de Santarém, o Festival das Tribos de Juruti (Festribal), O Mascarado Fobó Obidense (Carnaval de Óbidos) e da Festa Literária Internacional do Xingú (FLIX). Segundo o titular da pasta da Cultura, Luís Alberto Figueira, é um marco na história cultural de Santarém e demais municípios do Oeste do Pará.
“Conhecer as maravilhas culturais e belezas da natureza Amazônica ampliam-se cada vez mais a proporção de Brasil e no Exterior. O Governo Municipal, a frente o nosso Prefeito Nélio Aguiar empenha-se a esse crescimento, principalmente na valorização e reconhecimento da nossa Cultura. Estaremos com as demais artistas da região, as representações públicas às demonstrações do artístico cultural que encanta brasileiros e estrangeiros. Ainda nas articulações nas políticas públicas culturais visionárias para melhorias junto a Câmara Federal”, destacou o secretário.
Será realizada de 19 a 23 de setembro pela Comissão do Çairé com apoio da Prefeitura de Santarém. Contará com uma vasta programação artística cultural, que será divulgada em coletiva à Imprensa. A manifestação cultural secular revive o tradicional Rito Religioso, e ainda o grandioso espetáculo da arte folclórica dos Botos Cor de Rosa e Tucuxi, evento com abrangência de público nacional e internacional.
O primeiro deste segmento e dimensão da arte a ser realizado na Vila, período de 21 a 27 de outubro. Inscrições concluídas com 1.979 filmes. As produções vieram de vários lugares da Amazônia, de mais cidades brasileiras e exterior. Sob coordenação da Krioca – Consultoria & Comunicação, entre os apoiadores está a Prefeitura de Santarém.
O Festival trará exibições de curtas, médias e longa-metragens, além de documentários, filmes realizados por telefone celular, oficinas, palestras, seminários e Show (artistas de artistas locais da música, dança, apresentações de etnias indígenas, folclóricas e outras). Evento gratuito, no entanto a coordenação solicita quem possa levar, o 1kg de alimento não perecível, que será repassados as comunidades próximas a Vila de Alter do Chão. Estima-se a participação de 50 mil pessoas.
“O Festival tornou-se internacional. E ficamos impressionados como a Amazônia é o assunto do momento. E como isso movimentou essas inscrições com pessoas de vários lugares do Mundo. Sempre tenta-se internacionalizar a Amazônia. Então agora estamos fazendo um trabalho diferente que é Amazônizar o Mundo. As pessoas estão vindo para serem Amazônizadas e nós estamos com uma satisfação enorme. A temática do Festival é a [Amazônia contada por seu próprio povo]. Além de fomentar a inclusão, muitos não tem acesso ao cinema, que ainda é visto como elitista no Brasil”, disse, um dos Coordenadores do Festival Internacional de Cinema de Alter do Chão, Thiago Reis.
Para esse evento foi realizado em 2018 o Seminário no mês março em Santarém na área urbana e na Vila de Alter do Chão. Mais detalhes sobre o Festival Internacional de Cinema, acesse o link: https://festivaldealterdochao.com.br/