Careiro da várzea

Compartilhe nas Redes Sociais
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Careiro é um municípios Brasileiro localizado na Região Metropolitana de Manaus mi estado do Amazonas.

Foto Divulgação

O nome do município originou-se da palavra Careiro, que significa caminho do índio, está vinculado ao traçado do rio que o corta. É também conhecido como “Careiro Castanho” para diferenciá-lo de outro município no mesmo estado, chamado Careiro da Várzea.

Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 37 869 habitantes em 2019

História

A história do município de Careiro está vinculada a de Manaus. O primeiro morador da região, de acordo com os registros primórdios, foi Francisco Ferreira, um caboclo.

Careiro tornou-se um Distrito da capital do Amazonas em 1938, através do Decreto-Lei nº 176, a qual criou em conjunto, outros diversos distritos e municípios no estado. A emancipação política e territorial do Careiro, com status de município, ocorreu apenas em 1955, quando este foi desmembrado do município de Manaus e passou a ser município autônomo. Pelo mesmo ato, a Vila do Careiro, então sede do lugar, é elevada à categoria de cidade.

Foto: Divulgação

Por estar localizada numa região de várzea, a sede é transferida em 1977 para uma área de terra firme, situada no km 102 da BR-319, que passa a abrigar o principal núcleo urbano do município.

Geografia

O município de Careiro está localizado no Estado do Amazonas, na Mesorregião de Centro Amazonense, que engloba 31 municípios do estado distribuídos em seis microrregiões, sendo que a microrregião à qual o município pertence é a Microrregião de Manaus, que reúne sete municípios: Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Manacapuru, Manaquiri e Manauas. Careiro está distante 124 km a sul da capital Amazonense.

Fonte: Wikipédia Careiro de Várzea

Seus municípios limítrofes são Careiro da Várzea, Iranduba e Manaus ao norte; Manaquiri ao oeste; Autazes ao leste; Itacoatiara ao nordeste; e Borba ao sul. Sua população estimada em 2016 era de 36 922 habitantes, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: Wikipédia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Open chat
1
Olá!
Bem Vindo a Revista Digital mais querida da Amazônia!
Powered by