Aventura e turismo na Hidrelétrica de Jatapu, em Caroebe RR

Passeio e aventura de Moto do Grupo Tenereiros de Roraima à Usina Hidrelétrica de Jatapu, localizada a 55 Km da sede do Município de Caraoebe, a Sudeste do Estado. Como não se trata de um lugar aberto para visitação pública, por haver áreas de segurança, é necessário pedir autorização da Companhia Energética de Roraima (Cerr), que atualmente está no comando da administração.

Foto: Jessé Souza

O acesso é pelo trecho sul da BR-174, cujo asfalto está em boas condições, entrando no Km 500 na BR-210, que está parcialmente pavimentada. São 354 Km de Boa Vista até Caroebe. O trecho de entrada para usina está em péssimas condições devido à ação de caminhões madeireiros, que deixam enormes crateras em toda extensão da vicinal, porém, para os motociclistas se tornou uma aventura a mais.

Foto: Jessé Souza

Com a autorização em mãos, o visitante poderá conhecer a estrutura da usina hidrelétrica que foi construída de 1991 a 1994 e inaugurada em 1994. Está localizada a 37 km rio abaixo da Terra Indígena Wai-Wai, habitada pelo grupo Wai-Wai, e 27 km rio acima da Terra Indígena Trombetas-Mapuera, também habitada pela mesma etnia.

Foto: Jessé Souza

A hidrelétrica está localizada no alto Rio Jatapu, composta por uma barragem principal e seis diques, conectando uma série de montanhas. O vertedouro está localizado em um dos diques e a casa de força sobre outro. Foi construído sob a configuração de um labirinto em ziguezague para economizar material rochoso. A represa não possui portas de escapamento d’água; a água flui pelo vertedouro automaticamente quando alcança 116 m acima do nível do mar.

Foto: Jessé Souza

 nesse vertedouro onde se forma uma pequena cachoeira, onde o visitante pode tomar banho para relaxar da longa viagem, para repor as energias, e praticar pesca esportiva apenas com linha, não sendo permitido uso de rede.

Foto: Jessé Souza

Textos e Fotos: _Jesse_SOUZA_

Fonte: http://roraimadefato.com

Compartilhe

Artigos Relacionados