Trekking: Monte Roraima um mais incríveis do Mundo

O trekking do Monte Roraima é uma das experiências de montanha mais incríveis e importantes que pode-se ter na América do Sul. O lugar representa um dos poucos no planeta em que quase não há intervenção humana, tudo em um meio natural de beleza exuberante e impressionante.

O Monte Roraima, também chamado também de Tepui Roraima, em seu ponto mais alto atinge os 2.723 metros de altura e o topo tem aproximadamente 34 km quadrados. Ele está ao sul do Rio Orinoco, na região da Guiana, no altiplano conhecido como Gran Sabana.

O Monte está na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela, respectivamente em 5%, 10% e 85% de seus territórios. Tem uma das formações rochosas mais antigas do mundo, da época em que a África e a América do Sul ainda eram presos em um único continente, ou seja, há cerca de 250 milhões de anos! Monte Roraima é o tepui (montanhas com essa formação rochosa específica) mais alto dos 20 tepuis que existem dentro do Parque Nacional Canaima. No topo, é possível encontrar espécies de plantas e animais únicos no mundo e um cenário absolutamente singular.

Por conta das chuvas constantes, no cume do Roraima diversas cachoeiras se formam e não são permanentes. Isso se deve também às nascentes que estão lá, dos rios Arabopó, Contíngo e Waruma-Paikwa, que alimentam os rios Orinoco, Essequibo e Amazonas. Resumindo, a força desse lugar é de uma magia impossível de ser explicada!!!

Onde está o Monte Roraima

Para chegar até lá, é preciso pegar um voo até Boa Vista, capital de Roraima e de lá um translado (táxi) até a cidade de Pacaraima, a 2h30 dali. Chegando em Pacaraima, é só atravessar a fronteira e seguir para o Parque Nacional Monte Roraima. Você pode fazer com agência brasileira, que parte de Boa Vista com o grupo ou com empresa venezuelana, que te encontra em Santa Helena, cidade da Venezuela que faz fronteira com o Brasil. Eu escolhi essa segunda opção e fui com a @exploratepuy por vários motivos:

⇒ Primeiro: a viagem com agências da Venezuela saem muito mais em conta do que com as brasileiras.

⇒ Segundo: converse com o Heber Herrera, guia e dono da empresa. Sabem quantas vezes ele tinha subido o Monte Roraima até essa minha viagem??? 117 VEZES!!!

⇒ Terceiro: fomentamos e fortalecemos o turismo e o trabalho na Venezuela. Como sabem, o país passa por um processo político, econômico e social muito vulnerável.

⇒ Quarto: o pacote é super acessível e inclui guiagem, campings, carregadores de barraca e alimentos e toda a sua alimentação ao longo dos 8 dias de trekking do Monte Roraima. Eles ficam responsáveis por montar e desmontar as barracas, assim como cozinhar para o café da manhã, almoço e jantar. Resumindo: vai! Preencha o formulário abaixo que já recebe o orçamento direto da Explora Tepuy.

Fonte: https://levenaviagem.com.br/



Compartilhe

Artigos Relacionados