Save The Earth – Dia Internacional da Floresta

O Dia Internacional das Florestas, comemorado no 21 de março, é uma data criada com a finalidade de conscientizar toda a população a respeito da importância das florestas para todo o nosso planeta. A data foi proclamada em 2012, na Assembleia Geral das Nações Unidas.

A cada ano, um tema é escolhido para ser tratado na data. Em 2019, por exemplo, o tema escolhido foi “Florestas e educação”, e teve por objetivo amplificar o conhecimento acerca das florestas e da sua importância, bem como a necessidade de proteger esses locais. Já em 2020, o tema escolhido foi “Florestas e biodiversidade”, cujo foco é discutir a grande variedade de formas de vida que vivem nesses locais.

 

 

Em plena Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas, a FAO elegeu, por isso, para assinalar o Dia Internacional das Florestas 2021, o tema “Restauro florestal – um caminho para a recuperação e bem-estar”, que considera um processo chave para a recuperação da funcionalidade ecológica e melhoria do bem-estar humano em paisagens desflorestadas ou degradadas. Este é um tema que ganha atualidade, já que a epidemia da Covid-19 colocou em evidência a necessidade de conservar e usar a natureza de forma sustentável, reconhecendo que a saúde das populações está intrinsecamente ligada à saúde dos ecossistemas.

Recorde-se que mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo vivem em áreas degradadas, de acordo com o guia “A Road to Restoration”, desenvolvido pela FAO, juntamente com o World Resources Institute. Este guia, que inclui os objetivos e indicadores a monitorizar para compreender o progresso ao nível da recuperação das florestas e paisagens, salienta que o restauro é fundamental a um nível internacional e refere que, desde setembro de 2019, governos um pouco por todo o mundo se comprometeram a restaurar mais de 170,6 milhões de hectares.

A degradação da floresta e de outros ecossistemas marinhos e terrestres afeta de modo relevante o bem-estar de 3,2 mil milhões de pessoas em todo o mundo, alerta também o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUMA), e tem associado um custo anual de cerca de 10% do valor bruto de tudo o que produzimos no planeta, se tivermos em conta a perda de espécies e de serviços dos ecossistemas essenciais para a alimentação, agricultura ou aprovisionamento de água doce.

As consequências do recuo e degradação das florestas estendem-se a muitas outras ameaças, como as alterações climáticas e a perda de biodiversidade. Pelo menos 8% das espécies florestais e 5% dos animais das florestas estão já identificados com risco elevado de extinção, alerta a FAO.

O restauro e a gestão sustentável das florestas são, assim, identificados neste Dia Internacional das Florestas 2021 como uma estratégia crítica para enfrentar os desafios do nosso tempo, em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, para melhorar a segurança alimentar global e o acesso à água potável, travar a erosão do solo, as alterações climáticas, a perda de biodiversidade e a desertificação.

Compartilhe

Artigos Relacionados