Sabá Reis

Sabá Reis - Foto: acervo pessoal.

Altruísmo como missão

Exemplo de superação na vida, Sabá Reis venceu a Covid-19 e tem feito a diferença na administração pública em Manaus, como secretário municipal.

 

Sabá Reis, atual titular da Secretaria Municipal de Limpeza – Semulsp, com extenso currículo, incluindo sete mandatos como vereador e deputado estadual, e diversas gestões em órgãos públicos e associações, é um ser humano desses que inspira e encoraja qualquer um. Nascido em Parintins, interior do Amazonas, veio para a capital ainda criança, e sempre foi atrás daquilo que acreditava. Hoje, acumula na bagagem vasta experiência em cargos de destaque, com notoriedade pública. Ainda, tem promovido uma verdadeira revolução à frente da Secretaria, mesmo com pouco tempo de trabalho e durante a pandemia.

A superação

Em Janeiro de 2021, ele foi, assim como tantas pessoas, acometido pela Covid-19, poucos dias depois de ter assumido a gestão da pasta. A partir daí, o conceito de lutar pela vida ganhou outro significado. Mesmo depois de vários testes negativos, ele passou mal subitamente. Estava com a doença. Daí pra frente, começava uma batalha que ele não estava preparado para enfrentar. Foram 16 dias internado na UTI em São Paulo, com dificuldades respiratórias e motoras. “Eu fiquei 16 dias na UTI, e 16 noites acordado”, conta. Após esse período, permaneceu alguns dias no quarto e mais alguns dias em observação em um hotel. E, nesse meio tempo, recebeu a notícia da perda de dois familiares e amigos queridos e muito próximos, entre eles, o cantor mundialmente conhecido Zezinho Corrêa e o Mccabe Barreto, assessor que o acompanhou por muitos anos.

Foram muitas dificuldades acontecendo de forma simultânea. Enquanto Sabá se recuperava na capital paulista, Manaus entrava em colapso no sistema de saúde, com a escassez de oxigênio. Foram dias muito difíceis para quem é apaixonado por essa cidade, como Sabá Reis. Perguntado se acredita que Deus tenha lhe dado mais uma chance de vida com a missão de fazer a diferença na capital, ele responde sem rodeios “eu acredito com certeza […] naturalmente já sou um homem consciente, que não entro no carro sem bater o tapete e apago todas as luzes antes de sair… e agora tenho a chance de fazer tudo isso pela minha cidade”. Oportunamente, por estar em São Paulo, teve a possibilidade de conferir “in loco” iniciativas públicas que deram certo, e tornaram a cidade mais verde e bonita.

De volta a Manaus, ainda permaneceu alguns dias em casa, por precaução. Hoje, consegue falar mais tranquilamente sobre o assunto, porque acredita que possa servir de inspiração e sobretudo de superação para muitas pessoas. “A lição disso tudo é viver o hoje”.

Ações que fazem a diferença

Já recuperado, não via a hora de poder voltar à ativa e pôr em prática suas ideias na SEMULSP. “Se Deus me der vida, e o prefeito me mantiver na Secretaria, eu vou cuidar dessa cidade”. E, de fato, assim tem sido. A reformulação iniciou dentro do próprio gabinete, com doações de móveis para repaginar as salas, e até a reciclagem de sofás encontrados no lixo, que foram reformados e hoje fazem bonito para visitas. Um novo projeto de jardinagem foi implementado, trazendo vida nova – literalmente – para a Secretaria. Houve ainda pequenas reformas em salas, e a implementação de murais comemorativos. Assunto muito presente em suas ações, a limpeza de igarapés da cidade tem retirado 27 toneladas de lixo todos os dias. E além da limpeza, o trabalho de conscientização ambiental tem se intensificado junto à população. A coleta seletiva foi ampliada na capital, com a implementação de 20 postos em supermercados.

A valorização daqueles que estão à frente dos trabalhos da secretaria também foi lembrada. Houve a troca de boa parte do maquinário utilizado pelos responsáveis pela jardinagem. Ainda, o transporte destes foi facilitado, através da aquisição de novos ônibus.

No âmbito urbanístico da cidade, é notório a revitalização de diversos espaços públicos, praças, parques e avenidas, com novo layout de cores e paisagismo. Tudo por iniciativa do próprio Sabá: “A cidade está mudando e isso muda a vida das pessoas”, destaca.

Gratidão e fé, isto é o que Sabá sempre ressalta. “Agradeço a Deus e ao David. E a única coisa que consigo retribuir é a minha confiança”.

Compartilhe

Artigos Relacionados