Paulo Galvão – Exemplo de Superação

Photo and Retouching: Christian Alencar

Acidente de trânsito é todo o evento danoso que envolva veículos, a via, homem e/ou animais e para caracterizar-se, é necessário a presença de dois desses fatores. Os acidentes de trânsito no Brasil atualmente fazem com que uma grande quantidade de vidas sejam perdidas anualmente.

Quando os acidentes não matam, a recuperação é sempre lenta. Muitos passageiros têm passado por esses sustos. E isso pode provocar um trauma grave?  A resposta  dos  médicos é ampla: cada um pode reagir de uma forma, diante de um acidente, de um susto. Até mesmo fatores genéticos podem influenciar nesses casos. O importante é que dá para superar o trauma, seja com tratamento ou com a ajuda de parentes e amigos.

O importante é acreditar, vencer e voltar a viver. Um grande exemplo disso é o caso do Advogado Paulo Roberto Galvão Filho, pós graduado em direito público, servidor público federal, amante da musculação, do Mountain Bike e Kart. Paulo passou aos 23 anos por um acidente de carro no caminho de Brasília para Goiânia, “eu estava dirigindo e graças a Deus não perdi a vida e não tirei a de ninguém, superação pra mim é poder ir além das limitações que a vida lhe impõe, é ser temente a Deus e respeitar o próximo”.

Quem passa por um trauma geralmente lembra com frequência do que aconteceu e sofre com isso. Ou, ao contrário, evita a todo custo falar ou reviver o acontecimento. Também pode desenvolver o que os especialistas chamam de hipervigilância, quando a vítima se mantém alerta a todo o momento.

Galvão, além do tratamento que é feito com terapia e medicação em alguns casos, procurou ajuda na família e nos amigos. Isso é importante, se a pessoa acabou de sofrer esse trauma, é importante que ela procure ajuda da sociedade, ajuda das pessoas que estão em sua volta. É importante ela conseguir pedir principalmente aos familiares, aos amigos, que ajudem acolher  aquela dor. Se não tiver sendo suficiente, ela deve procurar também ajuda de profissionais da saúde ou psicologia, ou psiquiatra mesmo, se for o caso.

Hoje ele busca realizar seus sonhos independente das mudanças que surgem e procura aproveitar cada vez mais as novas oportunidades que a vida oferece. Nesta entrevista exclusiva para nossa edição especial de aniversário, Paulo se mostra um verdadeiro exemplo de vida e valorização pessoal de seu existir. Tendo a  força de vontade como a maior ferramenta para chegar ao seu objetivo que é viver cada dia como se este estivesse sendo o mais importante da vida.

Artigos Relacionados