Parintins: Cidade dos bois Garantido e Caprichoso

Parintins está localizada na divisa com o estado do Pará. A sua história começou quando acontecia as primeiras viagens exploratórias da Coroa Portuguesa a Parintins em 1796.

A região era habitada por diversas etnias indígenas, entre eles os Tupinambás, que deram origem ao nome da ilha em que se encontra o município, a ilha Tupinambarana.

O primeiro nome da cidade foi Nossa Senhora do Carmo de Tupinambarana. E, depois de alguns anos passou a se chamar Parintins, em homenagem aos povos indígenas Parintintins. A cidade é conhecida, principalmente, por sediar o Festival Folclórico de Parintins, o qual é uma das maiores manifestações culturais preservadas da América Latina.

Foto: Divulgação

A vegetação da região é típica da amazônica, formada por florestas de várzea e de terra firme, tendo em seu redor um relevo formado por lagos, ilhotes e uma pequena serra. A principal forma de transporte de Parintins e dos demais municípios da região é o fluvial, além do aéreo. Algumas das atrações da cidade são: festival de Quadrilhas, Comunidade do Zé Açu e Festa da Nossa Senhora do Carmo. Parintins abriga estabelecimentos que oferecem pratos típicos da culinária local. Os pratos mais apreciados pelos turistas são: curimatã, jaraqui, pirarucu, Matrinchã, pescada, tucunaré, sardinha, bodó e tamuatá, que são servidos em moquecas, postas, bolinhos, assados, fritos e em caldeirada. 

Caprichoso e Garantido. Garantido e Caprichoso. O Festival de Parintins tem como anfitriões dois bumbás, nascidos das tradicionais brincadeiras de ruas, das promessas e das lendas, que passaram pelos tablados e hoje são os donos da festa na arena do Bumbódromo.

Bois-bumbás Caprichoso e Garantido – Foto: Arquivo/Manauscult

Foto: GuiadoTurismoBrasil

Compartilhe

Artigos Relacionados

Rodrigo Valle