Odontologia e Paixão Gourmet

celso tinoco2

Quem conhece o Dr. Celso Tinôco Cavalcanti e quem o segue nas redes sociais (@celsotinoco) consegue entender bem a razão do titulo dessa reportagem, já que suas postagens se alternam entre importantes esclarecimentos sobre Ortodontia e as deliciosas iguarias com requinte de renomados chefs de cozinha. Com dois mestrados e um doutorado na área de Odontologia ele diz que não pretende diversificar o currículo com uma graduação em Gastronomia, já que trata-se apenas de um hobby, mas sempre que pode não perde os cursos gourmet oferecidos em Manaus ou pelas cidades por onde viaja.

Quando marcamos a entrevista com o Dr. Celso dissemos que o editorial da Em Visão gostaria de abordar essa paixão de um cirurgião dentista pela gastronomia. Prontamente o doutor respondeu: “Então teremos uma entrevista/jantar…posso convidar alguns amigos?” – Claro que pode Dr. Celso, contanto que tenha jantar!

Quando você percebeu esse seu fascínio pela cozinha?

Minha mãe é uma cozinheira de mão cheia e nunca precisei cozinhar, até que, depois de formado fui morar em Bauru para fazer minhas pós graduações na Universidade de São Paulo. Bauru tem bons restaurantes, mas a verdade é que todo estudante que mora fora da sua cidade vive com o orçamento apertado, e para economizar só fazendo sua própria comida! Descobri que cozinhar era divertido, e que se chamássemos os amigos dava pra disfarçar a saudade da família. Depois disso fui fazer outro mestrado na Universidade de Londres e mais uma vez me vi desafiado a cozinhar. Apesar da gastronomia do Reino Unido ser bem distinta da brasileira, os ingleses tem uma paixão por tudo que vem do Brasil. Conquistei muitos amigos por lá preparando alguns de nossos pratos tradicionais!

Percebemos que a cozinha é o centro da sua casa. Foi sua exigência o destaque para esse ambiente?

Deixei meus arquitetos bem livres para elaborarem o projeto da casa, mas disse que queria uma casa com poucas paredes e que não deixassem a cozinha isolada.  Coisa chata é ficar alguém trabalhando na cozinha enquanto outros convidados conversam na sala. Queria que tudo interagisse! A cozinha terminou sendo o coração da casa e é o segundo ambiente que mais fico depois do meu quarto.

No jantar de hoje você convidou pessoas especiais como o Jamil Jr, chef dos grandes eventos de Manaus e o colunista Júlio Ventilari, profundo conhecedor da boa gastronomia. Você não se sente intimidado em preparar um jantar para paladares tão exigentes?

Eles são meus amigos! Jamais poderiam ser tão criteriosos comigo! (Risos) Mas hoje me sinto a vontade pois vou servir um prato que eu adoro baseado em uma receita que já é conhecida na gastronomia: Polvo com arroz negro, eu gosto de temperar com um pouco de pimenta baniwa e limão siciliano para exaltar os diferentes sabores e adiciono tomate cereja, cogumelo paris e agrião pois dá um colorido nos ingredientes escuros. Impossível não repetir!

Existe algo que você traz da Odontologia para a cozinha?

Acho que em ambas as áreas é importante ter amor no que se faz! Quando preparamos um prato é importante estar concentrado, seguir a receita, mas também é fundamental fazê-lo com carinho, pensando nas pessoas que você irá servir. O mesmo se aplica quando exerço minha profissão: concentração, metodologia e paixão! Ver meus pacientes, ou os convidados do meu jantar, saindo com um belo sorriso no rosto é revigorante!

Artigos Relacionados