No final tudo vale a pena!

elza2

Bem-nascida, boas oportunidades de estudo e um legado familiar consolidado. Tudo conspirava para ela se acomodar e apenas aproveitar os bons momentos da vida. Ao contrário disso fez diferente, mostrou que o único lugar em que a palavra sucesso vem antes de trabalho é no dicionário. Estudou, se especializou, foi morar nos grandes centros abdicando da comodidade de seu lar, tudo em busca de muito conhecimento e experiência profissional. Continuar o legado deixado por seu pai, o renomado Dr. Edson Sarkis, é questão de honra e um objetivo que atinge diariamente de uma forma admirável no Hospital Santa Júlia. Atrás de sua respeitada mesa de consultório, apesar da seriedade de seu trabalho, não abre mão de manter o estilo Dra. Elza Sarkis de ser. Alegre, descontraída, sabe ser séria nas horas certas, foge dos exageros e tem a Amazônia como uma admiração. Construindo seu sucesso profissional a cada dia, diz que abdicações foram necessárias para chegar aonde chegou, mas que no final tudo vale a pena. Confira um pouco mais sobre seu estilo, determinação e sua grande experiência profissional:

Doutora, para você o que é ter estilo?

Acredito que estilo é uma expressão do que você é. Então, acho que devemos seguir algumas tendências, andar na moda, mas nunca passar por cima do que somos e não exagerar. Eu, por exemplo, sou clássica e simples, o mesmo que sou como pessoa!

Como você costuma atender em seu consultório, atrelando a seriedade de uma médica com a elegância de uma mulher vaidosa?

Bom, como eu trabalho com quimioterapia e, até mesmo pelas normas da ANVISA, tenho que andar um pouco mais coberta, costumo usar calça de alfaiataria, camisa de botão e sapato fechado de salto alto.

O que você aprendeu com a sua experiência profissional nos grandes centros brasileiros? O que traria para Manaus?

Uma coisa que eu aprendi muito em São Paulo foi o trabalho humanizado, e multidisciplinar. É muito importante este trabalho em equipe, é impossível trabalharmos sozinhos. Eu diariamente preciso muito da ajuda de enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, cirurgiões, pediatra, etc. Aqui em Manaus eu ainda vejo muito essa separação, tenho tentado melhorar isso aqui e acredito que está dando certo.

Você realizou um ensaio fotográfico para a matéria meio a um ambiente natural super bonito. Qual é a sua visão sobre a Amazônia nos dias de hoje?

Eu vejo como um lugar de valores e belezas únicas, que agora estão sendo descobertos e explorados. Daqui uns 10 anos terão sua valorização mundial. Me sinto muito privilegiada em ter nascido aqui, poder trabalhar, e continuar o trabalho lindo que meu pai criou no hospital aqui em Manaus. Eu já morei em muitos lugares, amo São Paulo, mas não deixo a Amazônia por nada.

Quanto a este legado que seu pai deixou, como você enxerga esta importância e como se sente com a responsabilidade de continuar este lindo trabalho?

É um peso muito grande continuar este legado, porque meu pai fez um trabalho muito bonito na cidade de Manaus, ele foi o pioneiro no transplante renal, construiu um hospital trazendo vários benefícios para a saúde da cidade. Com certeza vai ser um trabalho árduo continuar e melhorar ainda mais os seus projetos, mas eu e meus irmãos pretendemos trazer mais serviços de qualidade, equipamentos modernos, sempre visando melhor o atendimento e a saúde do estado do Amazonas e se Deus quiser, continuar o legado do Dr. Edson com muito orgulho.

Quais são as novidades que vêm por aí?

Nós estamos mais uma vez em um projeto no Hospital que consiste em criar novos apartamentos, e melhorar o pronto socorro. Agora esta parte será especializada por áreas, como um pronto socorro de clínica médica, outro de cirurgia, um de cardiologia e outro de até mesmo oncologia. A primeira parte a ficar pronta será a dos prontos socorros, com previsão de entrega para novembro deste ano.

Que conselho daria para os que também desejam chegar aonde a Dra. Elza Sarkis chegou?

Meu conselho é que tudo na vida conseguimos com bastante esforço e abdicação de algumas coisas, então temos que estudar bastante, abrir mão de alguns momentos bons com a família, alguns prazeres, mas que no futuro com certeza valerá muito a pena. Temos que nos esforçar, viajar, morar fora, fazer muitos projetos, concursos, e por ai vai.

Artigos Relacionados