Renan Almeida do Nascimento

Renan Almeida do Nascimento - Foto: Sérgio Mourão.

Mãos que criam

Arquiteto Renan Almeida do Nascimento fala sobre sua paixão por elaborar projetos de casas com personalidade.

 

Fusão de várias ciências, com uma pitada de humanas, exatas e até de saúde. É assim que o arquiteto Renan Almeida do Nascimento define a área na qual atua há sete anos. Especialista em projetar casas com personalidade, de maneira funcional e criativa, ele busca transformar sonhos em realidade, tirando do papel os desejos mais íntimos de cada um dos seus clientes para construção de seus lares.

De acordo com Nascimento, seu interesse pela Arquitetura nasceu ainda quando criança, incentivado pelo gosto por desenho e pelo fascínio pelos tijolos de plásticos encaixáveis da empresa dinamarquesa Lego (brinquedo cujo conceito se baseia em partes que se encaixam permitindo muitas combinações).

“Sempre tive uma grande facilidade em criar. Desde criança, gosto muito de desenhar e era fascinado por legos. Aos poucos, essa paixão foi crescendo e eu adorava ver plantas de prédios, colecionava. Comecei a fazer minhas próprias plantas numa atividade da escola em que a professora pediu para fazermos nossa casa dos sonhos. Daí foi o gatilho que eu precisava para entender que a arquitetura fazia parte de mim. Tenho uma grande paixão pela comunicação e interesse pelas pessoas. Acredito que a arquitetura me aflore essa sensibilidade em entender o usuário e transformar seus desejos em uma obra”, descreve.

Segundo ele – que tem especialização em interiores e iluminação –, a arquitetura tem o poder de interferir em tudo, já que não se pode abrir mão de um espaço físico, seja uma sala, um quarto, um prédio ou até uma praça. Nesse cenário, tudo precisa ser criado com o objetivo de entender uma necessidade e achar a melhor solução estética e funcional. “Tudo respira arquitetura. Então é importante que ela possa ser bem pensada para que o usuário seja completamente atendido em suas necessidades”, pontua.

O arquiteto afirma que, para atuação do profissional da área, é imprescindível a capacidade de se comunicar e entender as pessoas, bem como de contar com bons parceiros. Já o segredo para ter sucesso na profissão é definido por ele com um clichê: “amar o que faz”, especialmente em uma área sem rotina fixa. “Hoje, estou no escritório projetando. Amanhã, estou na obra e depois em uma loja. Outro dia em uma reunião. Para alguns, isso pode ser cansativo. Mas, para mim, essa variedade de atividades é sinônimo de felicidade”, enfatiza.

Renan Almeida do Nascimento
Renan Almeida do Nascimento – Foto: Sérgio Mourão.

Inspirações

A paixão por transformar casas, vidas e espaços também é influenciada por diversas referências profissionais com selo nacional. Para o arquiteto amazonense, nomes como os de Arthur Casas (fundador do Studio Arthur Casas, que soma mais de 200 projetos concluídos em diversas áreas, incluindo arquitetura residencial e comercial, competições públicas e design de produtos e interiores), Márcio Kogan (à frente do Studio MK27, que já emplacou grandes projetos, como o Estúdio Coser, o Museu de Microbiologia do Instituto Butantã, a Casa Du Plessis e a Casa BR) e Débora Aguiar (que conta com 20 anos de atuação no mercado nacional e internacional, desenvolvendo projetos de arquitetura e de interiores dentro dos segmentos comerciais, corporativos, residenciais e imobiliários) servem como grandes inspirações para a arte de criar.

É claro que a originalidade não deixa de marcar presença nos projetos de Nascimento. “A renovação precisa acontecer com uma periodicidade grande, afinal, a originalidade e a personalização fazem parte de um projeto”, destaca, ressaltando que a inovação acontece por meio de muita pesquisa e referência, bem como da seleção do gosto dos clientes, que precisam ter interesse nas adaptações.

O arquiteto – que presta quatro tipos de serviço, incluindo consultoria, visitas técnicas, arquitetura residencial e projeto de interiores e de reforma – comenta que as ideias se manifestam de forma bastante diferente a depender de cada uma das opções exigidas pelos clientes. “Quando se trata de uma reforma, é tudo muito automático e natural. Elas surgem já na primeira visita. Agora, quando vamos começar um projeto do zero, geralmente gosto primeiramente de entender o cliente e suas necessidades para depois pensar em como encaixar tudo de uma maneira ideal. As ideias vão surgindo de acordo com o processo”, detalha.

Nascimento acredita que seus sete anos de trajetória profissional têm sido desempenhados com êxito pelo fato de ser um bom comunicador. “Gosto de conversar com meus clientes, entendê-los, captar suas necessidades. Essa proximidade é muito importante para que o sucesso seja alcançado. E a meu ver, o sucesso está relacionado a satisfação pessoal do usuário. Ver que o projeto foi executado com muita fidelidade e ver que meus clientes estão felizes morando lá é impagável”.

Compartilhe

Artigos Relacionados