Manaus: cidade luz em meio à selva estonteante

Teatro Amazonas terá Série Guaraná e shows de Adriana Calcanhotto ...
Foto: Divulgação

O Amazonas é o maior estado brasileiro e um dos locais mais famosos em todo o mundo por estar localizado em meio à maior floresta tropical do planeta. Com mais de 1,5 milhão de quilômetros quadrados, sua área equivale ao território somado das estimadas França, Espanha, Suécia e Grécia, a floresta atrai turistas de todo o mundo maravilhados com a natureza exuberante, densa e marcante deste bioma brasileiro.

Por ser a porta de entrada para a Região, Manaus é uma das cidades brasileiras mais conhecidas no exterior. Localizada na junção dos rios Negro e Solimões, foi o centro da cultura da borracha entre 1879 a 1912. Durante essa fase, passou por um grande desenvolvimento econômico, social e cultural que, até hoje, pode ser observado em monumentos de grande beleza, como o Teatro Amazonas e o Mercado Municipal, dois dos ícones desse momento da história da cidade, outrora chamada de “a Paris dos Trópicos”.

Uma cidade moderna e singular, hoje Manaus equilibra a economia entre produção industrial e o cuidado com o meio ambiente, que tanto orgulha os manauaras, como são conhecidos os habitantes da cidade, a sétima maior do Brasil. Além da indústria, o turismo, principalmente de negócios e aventura, é outro dos motores econômicos da capital amazonense. Além de uma grande rede hoteleira e de restaurantes onde figuram, com destaque, pratos preparados à base de peixes amazônicos como o tucunaré e o pirarucu, Manaus oferece confortáveis e até luxuosos hotéis de selva localizados na sua área metropolitana, ideais para os amantes da natureza.
Para os praticantes do ecoturismo, poucos destinos são tão encantadores. A cidade conta com importantes parques e reservas e a possibilidade de avistar centenas de espécies típicas da região, como o peixe-boi-amazônico, as araras e centenas de outros. A riqueza hídrica única proporciona fenômenos como o Encontro das Águas, quando as águas barrentas do rio Solimões se misturam às escuras do Rio Negro.

teatro-amazonas (1)
Interior Teatro Amazonas

 

Compartilhe

Artigos Relacionados