Alfredo Valois

Alfredo Valois - Foto: Alexandre Stone.

Das quadras para as clínicas

Atleta desde criança, o médico Alfredo Valois resolveu apostar na Ortopedia como carreira para entender a dinâmica fisiológica do aparelho musculoesquelético.

 

O amor por esportes desde a infância e os pequenos machucados na execução foram fundamentais para a trajetória profissional do médico Alfredo Valois. A necessidade de entender a dinâmica fisiológica do aparelho músculo-esquelético fez com que ele decidisse se tornar se tornar ortopedista, profissional responsável por tratar as deformidades, lesões e traumas dos ossos, ligamentos, músculos e articulações.

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, ele fala que, para encarar o desafio, contou com o apoio de muitos professores durante a graduação de Medicina na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialmente do médico ortopedista Júlio Mário de Melo e Lima. “Como professor e mentor, ele me influenciou bastante a escolher a especialidade”, detalha.

Alfredo Valois
Alfredo Valois – Foto: Alexandre Stone.

Para quem também deseja seguir a carreira, o médico ortopedista – que também é professor universitário e palestrante – afirma que é preciso ter certeza de que está pronto(a) para abdicar de si e da família. “Se estiver, insista, pois é muito gratificante”, pontua.

A abdicação tem uma justificativa: a necessidade diária de se atualizar, especialmente com as novas tecnologias sendo incorporadas constantemente às práticas médicas para facilitar e aumentar a segurança na condução dos pacientes. A forma de Valois de manter a atualização em dia é lendo muitos artigos e participando de muitos cursos, eventos e aulas. Durante a pandemia do novo coronavírus, essa rotina permanece por meio virtual.

Alfredo Valois
Alfredo Valois – Foto: Alexandre Stone.

Check-up

Na hora da verificação anual do estado geral de saúde, é necessário incluir o check-up ortopédico, que possibilita o diagnóstico precoce de diversas doenças, bem como auxilia o ortopedista na supervisão de condições que possam exigir acompanhamento periódico.

De acordo com Valois – que possui residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e é Mestre em Cirurgia pela UFAM –, a ortopedia tem uma função muito importante na prevenção de doenças e na promoção de qualidade de vida. “Algumas doenças são específicas de determinadas fases da vida. O esqueleto está em desenvolvimento constante. Uma avaliação regular com um especialista pode fazer com que esse desenvolvimento seja saudável e que muitas doenças sejam evitadas”, salienta.

O médico também deixa claro que é impossível chegar à maturidade sem sofrer algum trauma ortopédico, como luxação, contusão, tendinite, fratura de clavícula e de úmero. Nesses casos, o importante é sempre procurar um especialista e evitar agravar as lesões. “Não passar pomadas, evitar mexer o membro machucado. Se necessário, não pisar ou usar uma tipoia. Mas, principalmente, não entregar sua saúde na mão de leigos e curandeiros”, enfatiza.

Alfredo Valois
Alfredo Valois – Foto: Alexandre Stone.
Compartilhe

Artigos Relacionados