Para um sono tranquilo

Em uma cidade cada vez mais agitada e com rotinas mais estressantes, um centro especializado na saúde do sono é quase um sonho !

Especialista em Otorrinolaringologia (UNESP) e Medicina do Sono (USP), e Doutor em Medicina do Sono Infantil (UNESP), Renato Martins.

 

Nuria Castello Branco

Mestre e doutora em Ortodontia (FOB-USP).

Pós-doutoranda em Medicina do Sono (InCor-FMUSP).

 

 Para um sono tranquilo

Em uma cidade cada vez mais agitada e com rotinas mais estressantes, um Centro especializado na saúde do sono é quase um sonho!

 

Quem tem problemas com sono em Manaus, já pode dormir tranquilo graças ao Instituto Morpheus. Centro especializado em Medicina do Sono, o local conta com profissionais da área da medicina, odontologia e fonoaudiologia, oferecendo tratamento de excelência em otorrinolaringologia, otorrinopediatria, ortodontia e cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial.

 

O Instituto Morpheus emprega técnicas e tratamentos seguros com eficácia comprovada, sempre valorizando a participação multiprofissional e multidisciplinar na assistência ao paciente, visando prevenção e bem-estar. Confira a entrevista com o especialista e doutor em medicina do sono, Renato Oliveira Martins, e com o doutor em ortodontia e especialista em medicina do sono, Nuria Castelo Branco.

 

De onde surgiu a ideia?

Na ideologia de se criar um serviço multidisciplinar de excelência que seja referência no tratamento dos Distúrbios do Sono no Amazonas. Tínhamos as ferramentas iniciais que eram profissionais muito qualificados e a ideia deu certo.

 

Por que, além da otorrinolaringologia, especializou-se em Medicina do Sono?

Na residência me identifiquei com a subespecialidade. Embora tão pouco difundida no Brasil, 1/3 da população adulta tem algum distúrbio do sono. É fascinante o quanto você transforma para melhor a vida do paciente apenas regulando o seu sono e, acredite, até casamentos são salvos. Busquei dessa forma me aprofundar no assunto e fiz parte da primeira turma de residência em Medicina do Sono do país, na Faculdade de Medicina da USP, onde estão os mais respeitados profissionais da área.

 

Como o Otorrino pode contribuir para tratamento do ronco e apneia?

Na verdade, o otorrino é o grande especialista nos cuidados da via aérea superior. O ronco e apneia é um distúrbio respiratório nessa região, ou seja, consigo identificar, planejar e tratar todos os distúrbios respiratórios, relacionados ou não com o sono.

                               

A apneia pode atingir qualquer faixa etária?

A apneia atinge qualquer faixa etária e cada uma tem suas peculiaridades.

 

O que é o ronco e apneia ?

Roncar é muito comum. O ronco nada mais é do que a vibração dos tecidos da garganta. Naturalmente, temos uma garganta estreita e quando vamos dormir a musculatura da garganta relaxa, diminuindo a passagem de ar. Agora existem roncos e roncos. Quando a pessoa ronca eventualmente, geralmente ela está de barriga para cima. Agora, quando a pessoa ronca alto, todas as noites e, principalmente, se o ronco é irregular, se a pessoa acorda com tosse ou se engasgando, isto pode ser o sinal de uma doença que atinge cerca de 1/3 da população adulta: a apneia obstrutiva do sono.

A apneia do sono significa um problema respiratório, que acontece enquanto dormimos, caracterizada por interrupções breves e repetidas da respiração (com duração de pelo menos de 10 segundos numa frequência maior que 5 episódios por hora de sono).

 

O que o dentista tem a ver com os distúrbios do sono, do ronco e da apneia?  

A Odontologia do Sono é uma área da Medicina do Sono que propõe o tratamento de alguns tipos específicos de distúrbios do sono: ronco primário, apneia obstrutiva do sono e bruxismo. O tratamento do ronco e apneia deve ser individualizado e é realizado com o uso de aparelhos intraorais específicos. Entretanto, para um tratamento diferenciado e, sobretudo, eficaz, é indispensável que o cirurgião-dentista tenha qualificação e formação para atuação na área. Com laboratório próprio, o Instituto Morpheus oferece um aparelho intraoral pequeno, leve e confortável, feito com equipamento e materiais alemãs. Outra opção é a cirurgia ortognática de avanço da maxila e mandíbula, onde há uma expansão na estrutura esquelética da face que, entre outros benefícios, aumenta o tamanho da via aérea, tratando o ronco e apneia.

 

Quais as principais dúvidas sobre o tratamento para ronco com o aparelho intraoral. Qualquer pessoa pode usar este aparelho?

Os aparelhos intraorais são uma ótima opção para ronco primário e apneia obstrutiva do sono leve e moderada. Os aparelhos intraorais podem ser utilizados ainda para pacientes que não colaboram ou recusam o uso do CPAP ou como terapia substitutiva de curta duração (em caso de viagens, por exemplo). Suas contra-indicações são no caso de apneia predominantemente central, disfunção têmporo-mandibular (DTM) grave, condições dentais inapropriadas como no caso de pequeno número de dentes e doença periodontal grave.

 

Quais os tratamentos possíveis?

O principal objetivo do tratamento de apneia do sono é manter as vias respiratórias abertas para que a respiração não seja interrompida durante o sono. As opções de tratamentos são a terapia comportamental (como perda de peso e dormir de lado), uso de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP), cirurgia do ronco e apneia, aparelhos intraorais, cirurgia ortognática e terapia fonoaudiológica específica.

 

Quais são as novidades do Instituto Morpheus para Manaus?

Além dos tratamentos de Otorrinolaringologia, Ortodontia, Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Fonoaudiologia, essas especialidades se uniram para proporcionar um tratamento multidisciplinar de excelência dos Distúrbios Respiratórios do Sono.

 

Onde encontrar:

Av. Mário Ypiranga, no 315, sala 721. Ed. The Office. Adrianópolis, Manaus – AM. CEP 69057-000

Telefones: 3233.3303/ 98450.4884

E-mail: atendimento@institutomorpheus.com.br

Artigos Relacionados