A importância do café da manhã

O hábito de consumir café da manhã está diretamente relacionado ao estilo de vida saudável. Há também uma relação positiva entre o consumo frequente e adequado do café da manhã com baixo risco de sobrepeso e obesidade, a melhoria no rendimento escolar e profissional, a normatização nos níveis de triglicerídeos, na pressão arterial e na diminuição da incidência de diabetes mellitus tipo 2.

Vale destacar que a omissão do café da manhã não é vista como uma atitude saudável, sendo possível relacioná-la com consequências prejudiciais à saúde. O não consumo dessa refeição apresenta relação com aumento na ingesta de lanches calóricos (ricos em carboidratos e gorduras) e a não elevação da glicemia aos níveis necessários às atividades matinais.

Assim, estudos traçam um perfil dos consumidores frequentes de café da manhã, sendo ele: pessoas que praticam atividade física, não fumantes, controlam o peso, realizam mais que três refeições por dia e crianças e adolescentes com bom rendimento escolar. Em contrapartida, o perfil dos não consumidores dessa refeição é composto por: pessoas com baixa frequência de atividade física, fumantes, com sobrepeso e obesidade, que fazem dietas restritivas sem acompanhamento nutricional, e crianças e adolescentes com déficit no aprendizado.

tapioca

As recomendações científicas são de que o café da manhã deve ser uma refeição com alimentos ricos em nutrientes, fontes de fibras, cálcio e energia, que atenda um consumo médio de 500 kcal. No Brasil, a composição mais habitual do café da manhã é composta por: leite, café, pães, frios, biscoitos, frutas e sucos de frutas (ou devo acrescentar refrigerante?!), geleias e manteiga/margarina. Se você faz uso de cereais, aconselho a optarem por aqueles elaborados com farinhas integrais, oleaginosas e açúcar mascavo, sendo fontes de carboidratos complexos, fibras, vitaminas e minerais.

O essencial neste texto é enfatizar a importância do consumo frequente e adequado do café da manhã e a sua importante relação com um estilo de vida saudável, a fim de melhorar a qualidade de vida e reduzir a incidência de doenças crônicas não transmissíveis, bem como o índice de sobrepeso e obesidade.

Grande abraço e até a próxima.

Por: Flávia Cunha – Nutricionista Clínica

Encontre:

Atendimento Particular com hora marcada

Endereço: Av. Theomário Pinto da Costa, Edf. Skye Platinum, 811, Sala 607, Chapada – Manaus/AM

Telefone: (92) 99322-1385.

Artigos Relacionados