Maria do Carmo Seffair

Maria do Carmo Seffair - Foto: James Aguiar.

Voos cada vez mais altos

À frente do Centro Universitário Fametro, Maria do Carmo Seffair anuncia ampliação e novos investimentos do Grupo em 2021.

Se tem um sentimento inexistente na trajetória da empresária e advogada Maria do Carmo Seffair, é o medo de desafios. Ao lado do presidente do Grupo Fametro, Wellington Lins de Albuquerque, a Reitora do Centro Universitário acompanha o andamento dos grandiosos e desafiadores projetos encampados pela família: seus filhos Wellington Lins de Albuquerque Junior, Diretor Administrativo e Leandro Seffair Lins de Albuquerque, Diretor Financeiro. Os mais recentes foram as arrematações do famoso Hotel Tropical Manaus e a histórica Santa Casa de Misericórdia.

O caminho para estes empreendimentos e a continuação da expansão são acontecimentos promissores. Em breve, os prédios históricos serão restaurados, o Tropical Hotel está com reinauguração prevista para o final de 2022, e o Grupo também planeja a execução da primeira unidade 100% sustentável. A cada passo, Maria do Carmo reforça com bravura os valores defendidos pelo Grupo Fametro.

Com altos investimentos já em andamento em 2021, Maria do Carmo pontua que uma das previsões é ampliar a estrutura física das unidades da instituição localizadas na capital amazonense, em Santarém (PA) e em Boa Vista (RR). “Adquirimos as unidades de Santarém e Boa Vista no ano passado. Neste ano, vamos ampliar as estruturas nesses locais, oferecendo a mesma qualidade de ensino com a qual a Fametro é reconhecida pelos estudantes das demais cidades em que já atua”, declara. Atualmente, além destes municípios, a Fametro está presente em Parintins, Itacoatiara, Tabatinga, Tefé, Coari e Manacapuru (no Amazonas) e no Distrito Federal, contando com mais de 23 mil alunos.

Em Boa Vista (RR), o prédio irá contar com uma infraestrutura sustentável de energia e água, e as obras já estão 90% concluídas. Em Santarém (PA), as intervenções devem ser concluídas até o final do ano. E aqui em Manaus (AM), o planejamento é para expansão dos prédios da Zona Norte e Leste, modernização dos laboratórios de práticas de ensino e criação de uma unidade 100% sustentável, que irá contar com painéis solares, reutilização de água, entre outros mecanismos. “Nesses 19 anos de história, que começou no Amazonas, estamos sempre acompanhando as transformações e disponibilizando aos alunos as inovações e tecnologias para auxiliá-los no processo de formação”, salienta a reitora da Fametro.

Novo Olhar

O Grupo Fametro – que celebra 19 anos de atividade este ano – também deu o pontapé para as reformas da Santa Casa de Misericórdia (arrematada pelo valor de R$ 9,3 milhões em novembro de 2019) e do Tropical Hotel Manaus (arrematado por R$ 91 milhões em novembro de 2020).

Santa Casa de Misericórdia
Santa Casa de Misericórdia – Foto: reprodução.

Um dos maiores ícones do século passado, a Santa Casa de Misericórdia, que fechou as portas em 2004, faz parte do conceitual Centro Histórico da cidade. A construção do edifício foi autorizada pela Lei provincial no 202, de 12 de maio de 1870. Dez anos depois, a Santa Casa de Misericórdia foi inaugurada em 16 de maio de 1880, em um terreno de 10.430,26 m2 e perímetro de 433,14 m, com salão nobre, jardins, paredes com pé direito alto, centro cirúrgico, capela, apartamentos e enfermarias. O prédio é localizado no perímetro tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como “Centro Histórico de Manaus” desde 2010. Por conta disso, a restauração exige cuidados adicionais. “Uma equipe de especialistas foi contratada para mapear a situação de todos os itens existentes no local. Esse é um dos passos mais importantes do projeto de restauro. É de extrema importância realizar esse estudo minucioso, já que tudo a ser feito levará em conta a história e o significado que tem para a sociedade de Manaus”, assinala, ressaltando que o local também recebeu trabalhos de limpeza, sempre alinhados aos órgãos competentes, dentre os quais o IPHAN.

De acordo com a Reitora do Centro Universitário Fametro, o grupo está bastante alinhado e empenhado no cumprimento das determinações legais. “Os prazos para as avaliações muitas vezes são extensos, mas o principal é conseguirmos entregar para a população esse empreendimento histórico restaurado e funcionando. O projeto da Santa Casa prevê a manutenção de toda a parte histórica, como as fachadas e a própria capela instalada no local, que não sofrerá alteração, mantendo a sua concepção e finalidade”, adianta.

A restauração da Santa Casa de Misericórdia é assinada pelo arquiteto Palo Vinenberg e, quando concluída, passará a funcionar como Hospital Universitário da Fametro, trazendo inúmeros benefícios para a comunidade acadêmica e para a população do Amazonas, que terá acesso a serviços de saúde de qualidade.

Renovação

Símbolo icônico do turismo no Amazonas, o Tropical Hotel já recebeu hóspedes célebres, como o príncipe britânico Charles, a princesa Diana, o ex-presidente americano Bill Clinton, os ex-presidentes Michel Temer, Dilma Rousseff, Lula e Fernando Henrique Cardoso, o cantor britânico Elton John, o escritor colombiano Gabriel García Márquez, o craque Pelé, dentre tantos outros.

O projeto arquitetônico da restauração já está pronto, assinado pela arquiteta Marília Pelegrini. Maria do Carmo acentua que o resultado será uma surpresa maravilhosa para o público, pois a modelagem original será somada ao que há de mais moderno e requintado, valorizando a cultura e o profissional amazonense. “Simplesmente um espetáculo o projeto”, enfatiza.

Além dos recursos próprios a serem aportados para garantir a reforma do Tropical Hotel, a Fametro conversa com possíveis parceiros e investidores interessados em apoiar a restauração do espaço com pouco mais de 235 mil metros quadrados. Junto ao esposo Wellington Lins de Albuquerque, Maria do Carmo idealiza a geração de mais de mil empregos diretos quando o hotel estiver funcionando e, consequentemente, o movimento da economia local. O espaço também servirá como um lugar de prática para o ensino dos alunos da instituição. “Na Fametro temos inúmeros professores que já foram nossos alunos. A partir de julho deste ano, pretendemos dar início a oferta dos postos de trabalhos para o hotel e os alunos serão nossas preferências”, evidencia a empresária.

Um dos destaques do projeto ficará por conta dos espaços gastronômicos, incluindo restaurantes com vista panorâmica para o Rio Negro. Ainda neste ano, o ginásio do hotel e o tão famoso zoológico deverão ser disponibilizados para eventos. Alguns dos animais do espaço foram transferidos para o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), mas, à medida que o espaço for sendo restaurado, serão devolvidos ao zoológico.

Maria do Carmo Seffair
Maria do Carmo Seffair – Foto: acervo pessoal.

“Estamos estudando e querendo transformar a região em um polo de turismo. E o Tropical não pode ficar de fora. Trabalhamos intensamente para trazer o hotel ao século 21. Ele vai voltar a ser referência em nossa região e em nível mundial”, enfatiza Maria do Carmo.

O empreendedorismo desta família fortifica a economia local com solidez, qualificando a educação dos cidadãos amazonenses, resgatando história e gerando empregos. Uma família que trabalha em sintonia e unida na administração dos seus negócios. Também, acentua Maria do Carmo Seffair, que como seus pais e irmãos, sua filha Maria Eugênia Seffair Lins de Albuquerque Catunda, médica ginecologista e obstetra, além de trabalhar como coordenadora adjunta e professora no curso de medicina da Fametro, empreende com vigor sua clínica no bairro Vieiralves (We Clinic Manaus – Medicina Integrada), que não para de crescer.

O Grupo Fametro possui genética amazonense, investe pesado em nosso estado e expande seus negócios além das fronteiras do Amazonas. Louvável e admirável a grandiosidade do trabalho desenvolvido, por isso, esta nossa edição dedica esta homenagem e parabeniza a empresária Maria do Carmo Seffair e sua família pelo sucesso e ousadia dos seus negócios.

Higher and higher flights

Head of the Fametro University Center, Maria do Carmo Seffair announces the Group’s expansion and new investments in 2021

If there’s a feeling that doesn’t exist in the trajectory of businesswoman and lawyer Maria do Carmo Seffair, it’s the fear of challenges. Together with the president of the Fametro Group, Wellington Lins de Albuquerque, the Dean of the University Center monitors the progress of the grandiose and challenging projects undertaken by the family: her sons Wellington Lins de Albuquerque Junior, Administrative Director and Leandro Seffair Lins de Albuquerque, Financial Director. The most recent were the auctions of the famous Hotel Tropical Manaus and the historic Santa Casa de Misericórdia.

The path to these ventures and the continuation of expansion are promising developments. The historic buildings will soon be restored, the Tropical Hotel is scheduled to reopen at the end of 2022, and the Group is also planning to build the first 100% sustainable unit. At every step, Maria do Carmo bravely reinforces the values ​​defended by the Fametro Group.

With high investments already underway in 2021, Maria do Carmo points out that one of the forecasts is to expand the physical structure of the institution’s units located in the capital of Amazonas, in Santarém (PA) and in Boa Vista (RR). “We acquired the Santarém and Boa Vista units last year. This year, we are going to expand the structures in these places, offering the same quality of teaching with which Fametro is recognized by students in the other cities in which it already operates”, she declares.
Currently, in addition to these municipalities, Fametro is present in Parintins, Itacoatiara, Tabatinga, Tefé, Coari and Manacapuru (in Amazonas) and in the Federal District, with over 23 thousand students.

In Boa Vista (RR), the building will have a sustainable energy and water infrastructure, and the works are 90% completed. In Santarém (PA), the interventions must be completed by the end of the year. And here in Manaus (AM), the plan is to expand the buildings in the North and East Zone, modernize the teaching practices laboratories and create a 100% sustainable unit, which will feature solar panels, water reuse, among others. mechanisms. “In these 19 years of history, which began in Amazonas, we are always following the changes and making innovations and technologies available to students to help them in the training process”, emphasizes the dean of Fametro.

New Look

The Fametro Group – which celebrates 19 years of activity this year – also kicked off the renovations of the Santa Casa de Misericórdia (conquered for R$ 9.3 million in November 2019) and the Tropical Hotel Manaus (completed by R $91 million as of November 2020).

One of the greatest icons of the last century, Santa Casa de Misericórdia, which closed its doors in 2004, is part of the city’s conceptual Historic Center. The construction of the building was authorized by Provincial Law No. 202, of May 12, 1870. Ten years later, Santa Casa de Misericórdia was inaugurated on May 16, 1880, on a plot of 10,430.26 m2 and perimeter of 433, 14 m, with a main hall, gardens, walls with high ceilings, surgical center, chapel, apartments and infirmaries. The building is located on the perimeter listed by the National Historical and Artistic Heritage Institute (IPHAN) as the “Historical Center of Manaus” since 2010. Because of this, the restoration requires additional care. “A team of specialists was hired to map the status of all items existing on site. This is one of the most important steps in the restoration project. It is extremely important to carry out this detailed study, since everything to be done will take into account the history and meaning it has for the society of Manaus”, he points out, noting that the place also received cleaning work, always in line with Organs competent bodies, among which IPHAN.

According to the Dean of Centro Universitário Fametro, the group is well aligned and committed to complying with legal requirements. “The deadlines for assessments are often long, but the main thing is to be able to deliver to the population this restored and functioning historic project. The Santa Casa project foresees the maintenance of the entire historical part, such as the facades and the chapel installed on the site, which will not change, maintaining its design and purpose”, he adds.
The restoration of the Santa Casa de Misericórdia is signed by the architect Palo Vinenberg and, when completed, it will function as a Fametro University Hospital, bringing countless benefits to the academic community and the population of Amazonas, who will have access to quality health services.

Renewal

An iconic symbol of tourism in Amazonas, the Tropical Hotel has hosted famous guests, such as British Prince Charles, Princess Diana, former US President Bill Clinton, former Presidents Michel Temer, Dilma Rousseff, Lula and Fernando Henrique Cardoso, the British singer Elton John, Colombian writer Gabriel García Márquez, ace Pelé, among many others.

The architectural project for the restoration is ready, signed by the architect Marília Pelegrini. Maria do Carmo emphasizes that the result will be a wonderful surprise for the public, as the original modeling will be added to what is most modern and refined, valuing Amazonian culture and professionals. “Simply a spectacle, the project”, she emphasizes.

In addition to the resources to be contributed to guarantee the renovation of the Tropical Hotel, Fametro talks with potential partners and investors interested in supporting the restoration of the space with just over 235 thousand square meters. Together with her husband Wellington Lins de Albuquerque, Maria do Carmo envisions the creation of more than a thousand direct jobs when the hotel is in operation and, consequently, the movement of the local economy. The space will also serve as a place of practice for teaching students at the institution. “At Fametro we have countless teachers who were our students. From July this year, we intend to start offering jobs for the hotel and students will be our preferences”, highlights the businesswoman.

One of the project’s highlights will be the gastronomic spaces, including restaurants with panoramic views of the Rio Negro. Later this year, the hotel’s gym and the famous zoo should be made available for events. Some of the space animals have been transferred to the Jungle Warfare Instruction Center (CIGS), but as space is restored, they will be returned to the zoo. “We are studying and wanting to transform the region into a tourism hub. And Tropical cannot be left out. We work intensely to bring the hotel into the 21st century. It will once again become a reference in our region and worldwide”, emphasizes Maria do Carmo.

The entrepreneurship of this family fortifies the local economy with solidity, qualifying the education of Amazonian citizens, recovering history and generating jobs. A family that works in harmony and united in managing their businesses. Also, emphasizes Maria do Carmo Seffair, who like her parents and siblings, her daughter Maria Eugênia Seffair Lins de Albuquerque Catunda, a gynecologist and obstetrician, in addition to working as assistant coordinator and professor in the Fametro medical course, vigorously undertakes her clinic in the Vieiralves neighborhood (We Clinic Manaus – Medicina Integrada), which continues to grow.

The Fametro Group has Amazonian genetics, invests heavily in our state and expands its business beyond the borders of Amazonas. The grandeur of the work developed is commendable and admirable, for this reason, this edition of ours dedicates this tribute and congratulates the businesswoman Maria do Carmo Seffair and her family for the success and daring of her businesses.

Artigos Relacionados