Manaus sedia Conferência Internacional de Turismo Sustentável na Amazônia
7 alimentos para tunar a imunidade das crianças nos dias frios
Como surgiu a tradição dos biscoitos da sorte?
Cinco dias de festa por Manaus e Rios da Amazônia
BUTECO DO GUSTTAVO LIMA É SUCESSO DE VENDAS
Como preparar o filho pequeno para trocar de escolinha?
Track&Field destaca destino brasileiro em sua campanha de Inverno 2020
10 tendências em looks para o fim de ano (quando e como usá-las)
Jardim Japonês – Caldas Novas em Goiás
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

VOCÊ SABE O QUE FAZ O PROFISSIONAL DA CONSULTORIA DO SONO?

By  |  0 Comentários
Compartilhe nas Redes Sociais

A grande maioria das famílias, passam por uma fase complicada de sono com o bebê. E muitas procuram ajuda para melhorar o sono do bebê e, consequentemente, da família toda. Mas existem muitas dúvidas sobre o que faz uma profissional da consultoria do sono. O que é uma consultora de sono e quando esse serviço é indicado? Sim, porque uma coisa é pedir ajuda dos amigos mais experientes e que já passaram por isso. Outra é ter ajuda especializada no assunto.

No post de hoje, nossa colunista Marcia Horbacio, especialista em sono materno-infantil, explica pra gente com perguntas e respostas o que é uma consultoria do sono. Confira!

Essa ocupação e nova no Brasil e esta ainda em luta pela regulamentação. Algumas pessoas não tem uma boa ideia do papel desses profissionais. Como ando vendo muita informação “sem pé nem cabeça” sobre o nosso trabalho, resolvi fazer um “perguntas e respostas” para ajudar as mães que querem entender melhor nossa função.Veja só um resumo das dúvidas do público sobre consultoria do sono:

1. O QUE FAZ O CONSULTOR DE SONO?

É contratado pela família para ensinar as pessoas a priorizar o sono começando por uma investigação sobre os hábitos, expectativas e crenças que os membros tem sobre como deve ser o sono da criança, passando pela opinião do medico e recebendo o “OK” dele para isso. Até as rotinas, estilos de vida, horários, ambientes e a alimentação, (não para sugerir alimentos ou porcões porque não somos nutricionistas) mas para, em conjunto com o pediatra da criança entender se ela está se alimentando devidamente.

A partir dessa investigação vamos trabalhar com os pais para descobrir a “raiz do problema” e juntos encontrarmos as melhores estratégias que possam melhorar a rotina de sono da família toda e não só da criança!

2) O QUE VOCÊ QUER DIZER COM “PRIORIZAR”O SONO?

Segundo o cientista e pesquisador britânico Matthew Walker já há um consenso entre os cientistas que a grande maioria das pessoas precisa dormir entre 7-9 horas à noite. Os que precisam de menos sono dormiriam pelo menos 7 horas e os que precisam de mais, dormiriam 9. Quem se dorme menos, muito provavelmente estaá acumulando uma privação de sono que vai encurtar o tempo de vida. NÃO HÁ MAIS DÚVIDA SOBRE ISSO.Agora, no cotidiano, o que as pessoas fazem para evitar essa privação de sono?Muito pouco, segundo o Dr. WALKER.

A maioria das agenda tem todos os compromissos de trabalho, família, vida social, etc ao longo de 24 horas e as horas que sobrarem ficam para o sono. Por causa do estilo de vida muitas pessoas “espremem” o sono nas horas que sobram porque vão dormir muito tarde e acordam muito cedo.O certo é estipular o tempo de sono que você precisa e fazer justamente o contrário: estando a sua necessidade de sono atendida, você então “espreme” as suas atividades nas horas que sobraram. Isso é priorizar o sono. Não falei que é fácil, mas é possível.

3) QUE TIPO DE FORMAÇÃO TEM O CONSULTOR DE SONO?

Hoje no Brasil esta sendo criada a ABRACES- Associação Brasileira de Consultores de Sono, que esta definindo junto com as escolas de consultoria do sono no mercado brasileiro e no exterior, a grade mínima necessária para os cursos de consultoria do sono.

Como a profissão não é regulamentada ainda, não é ilegal uma pessoa trabalhar mesmo sem ter o certificado de uma escola de consultoria do sono. Mas não ser ilegal não quer dizer que o profissional não deva se preocupar em ter um treinamento para isso. Essa e uma das razões pelas quais a ABRACES foi criada: para unir os profissionais, lutar para a regulamentação da profissão e definir uma grade mínima para garantir a capacitação do profissional.

As consultoras de sono vem de diversas áreas de formação e geralmente se interessam pelo assunto quando tiveram alguma experiência com sono das crianças, seja como mãe ou profissional. Inúmeras consultoras são enfermeiras, doulas, pediatras, obstetrizes, psicólogas, professoras, administradoras, psiquiatras, médicos do sono e algumas foram babás por anos a fio e depois decidiram fazer o curso de consultoria do sono. Muitas tem o segundo grau mais o curso de sono e outras tem graduação, mestrado, doutorado e mais o certificado do curso de sono.

4) O CONSULTOR DE SONO E PROFISSIONAL DA SAÚDE?

Apesar do sono ser um dos pilares da saúde, o consultor de sono não trata a saúde da criança. Ele só trabalha depois que o medico já foi consultado, atestou a saúde da criança e atestou também que a criança não tem transtornos de sono por causa de problemas de saúde ou que a causa seja algum problema de saúde. O consultor também não trata problemas emocionais, se os pais mencionam alguma preocupação, os consultores encaminham a criança para o psicólogo ou para o medico fazer a indicação de um psiquiatra. Um consultor de sono infantil não trata, diagnostica, prescreve ou da conselhos médicos a seus clientes. Ele os ajuda a criar rotinas que sejam mais adequadas a família e que possam priorizar o sono de todos.

5)  SE O  CONSULTOR DE SONO  (QUE NÃO TENHA OUTRA PROFISSÃO. OU FORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE) NÃO É PROFISSIONAL DE SAÚDE, NÃO É ARRISCADO ELE DAR CONSELHOS SOBRE O SONO QUE É TAO IMPORTANTE PARA A SAÚDE FÍSICA E MENTAL DA PESSOA?

O consultor de sono competente e responsável faz uma investigação minuciosa e dá conselhos sobre como deixar o ambiente mais favorável ao sono, rotinas de sono, horários melhores, segurança do sono, e ensina os pais a serem consistentes e estimularem seus filhos a dormirem sem precisar de muita ajuda. Ele SEMPRE pede a opinião do pediatra da criança. Ele também dá apoio aos pais que se sentem perdidos, cansados e desanimados.

Ele oferece seu ouvido e seu coração sem jamais interferir na área do médico ou do psicólogo. E para quem não sabe e acha que não é verdade, ele salva muitas famílias e até casamentos (feedbacks dados pelos clientes) e eu tenho provas do que estou falando!Concluindo, nosso trabalho não e necessário para todos os pais porque algumas crianças desenvolvem essas habilidades sozinhas e passam a dormir sem necessidade de ajuda logo que crescem um pouco.

Nós existimos para todos aqueles que estão sem esperança, que já foram a médicos, psicólogos, já fizeram “simpatia”, já trocaram do berço para a cama,  já levaram para “benzer” e ainda não encontraram a solução que satisfaça a família toda. Para isso existem os consultores de sono.

Por: Marcia Horbacio Fonte: https://www.macetesdemae.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
1
Olá!
Bem Vindo a Revista Digital mais querida da Amazônia!
Powered by