Veredito final: o direito

Nascemos com dons, habilidades, facilidades em executar certas coisas, vocações! Desde pequeno ansiamos ser alguém e este alguém, muitas vezes, é um reflexo do nosso eu interior falando mais alto, baseado em nossos dons. Quando fazemos o que gostamos tudo fica mais fácil, agora quando realmente nascemos para fazer isso, touché: Sucesso! Com Alessandra Contiero (presidente da comissão da OAB-AM solidária), não foi diferente, o direito corre em suas veias desde que nasceu. Formada pela Universidade do Amazonas, especialista em Direito Penal e Processo Penal, ela está à frente do Núcleo de Práticas Jurídicas, cargo de extrema responsabilidade o qual contribui diariamente para a formação de vários futuros operadores exemplares do direito. Sua vocação para esta área faz deste desafio parecer fácil e é hoje fonte de inspiração para os formandos. Tudo isso e muito mais você confere agora nessa entrevista que deixará claro o veredito final:

Como foi sua formação e especialização? 

Sou formada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas desde 1997,  especialista em direito penal e processo penal, mas desde 2005 atuo como  advogada civilista com destaque maior para o direito de família.

Como teve certeza que o direito era o caminho certo a ser trilhado?  

Desde muito jovem me enchia de argumentos e não conseguia me silenciar frente aos acontecimentos que me indignavam. Tenho certeza que nasci para ser advogada.

Você está à frente do Núcleo de Práticas Jurídicas de uma das maiores faculdades do Amazonas. Qual é a sensação?      

A sensação é de realização. Contribuo diariamente para a formação de futuros operadores do direito e tento incutir no discente a necessidade diária de ampliar seu conhecimento, de primar por solucionar os conflitos através da conciliação e da necessidade de realizar trabalhos sociais, como forma de levar cidadania e facilitar o acesso à justiça às pessoas de baixa renda.

Por quais motivos você acredita que a procura pelo curso de direito tem aumentado mais a cada dia? 

A graduação, apesar da grande procura entre os vestibulandos do país, proporciona ao Bacharel em direito  o exercício de diversas funções além da advocacia. Acredito ainda, que muitas especializações estão surgindo e ganhando espaço com base na novas demandas de mercado, o que contribui para esse aumento.

Assim como em muitas profissões existem Advogados e advogados. Quais seriam os diferenciais de um bom profissional do direito? 

O bom profissional sempre terá seu espaço no mercado de trabalho, entretanto a ética e o comprometimento moral são  primordiais para esse diferencial.

Que conselhos você, sendo uma mulher extremamente experiente na área, daria para quem está em dúvida entre cursar ou não direito?  

O direito é apaixonante e faz parte do nosso cotidiano. São 18 anos vivendo para o direito. É com ele que me realizo profissionalmente e através dele eu consigo minimizar a angustia de muita gente.  O  curso, apesar de  exigir muita leitura, atualização e dedicação, proporciona um leque imenso de oportunidades. Então, ser bacharel em direito pode ser uma excelente escolha.

Com tantas atribuições no trabalho, como administra seu tempo no âmbito pessoal e profissional? 

No pessoal eu conto com a ajuda da família. Tenho pais que são anjos da guarda e me socorrem quando os problemas domésticos apertam, no profissional sou auxiliada  por uma equipe de profissionais que assim como eu, amam o que fazem. Nos últimos anos eu não tenho levado trabalho para casa porque faço questão de cuidar de mim e da minha família, preciso recarregar a energia para a batalha da semana.

O que te faz feliz? 

O sorriso da minha filha Larissa Contiero e dos meus sobrinhos Antônio Lorenzo e  Pietra Contiero. Não tem felicidade maior! Acalma o coração e qualquer problema fica bem mais leve.

Encontre:

E-mail: alessandracontiero@gmail.com

Fone : (92) 98172-2324

Artigos Relacionados