New Balance dá mais um passo para se aproximar das novas gerações
Não se exercitar pode ser tão ruim quanto fumar, diz pesquisador
Por que jogar ‘Fortnite’ é bom (ou não tão ruim) para o seu filho
Tudo sobre o Juma Amazon Lodge
Como combinar cores de roupas: 4 dicas simples e certeiras
Florença é a capital da moda masculina
Você sabe a diferença entre brinquedos educativos e pedagógicos?
Pousada Recanto dos Pássaros, conforto e tranquilidade em Presidente Figueiredo
OS BENEFÍCIOS DO GOSTO PELOS GIBIS, HQ’S E DESENHOS
looks com pochete e belt bag para você se jogar na tendência
Teatro Móvel quer inspirar crianças a trabalhar com tecnologia
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Vamos à praia? Benefícios para a saúde e desenvolvimento da criança

By  |  0 Comentários
Compartilhe nas Redes Sociais

A praia é um dos destinos de férias preferidos das crianças e não é por acaso. Fazer castelos de areia, chapinar à beira mar, partilhar experiências com os amigos… Mas a água salgada e o sol também têm benefícios para a saúde e para o desenvolvimento infantil. Conheça-os neste artigo.

A água azul do mar, cenários bonitos e agradáveis e ambientes serenos, tornam a praia num dos locais de eleição para as férias em família. No entanto, a praia também traz benefícios para a saúde e para o desenvolvimento motor, intelectual e social do seu filho.

Ir à praia ajuda a combater o stress acumulado pela rotina diária, a descontrair e a melhorar o bem-estar ao mesmo tempo que lhe permite ensinar noções básicas de ciência ou matemática de forma lúdica e divertida às suas crianças.

Água salgada e sol = saúde

O sal presente na água do mar ajuda a cicatrizar pequenas feridas, cortes e arranhões, tão populares entre os mais pequenos. A água salgada também contém minerais como o magnésio e o potássio, que ajudam a combater infeções e a curar pequenas escoriações.

O contacto com o meio aquático também é benéfico para narizes entupidos, para limpar as vias aéreas e acabar com o excesso de ranho.

Mas a exposição solar também é necessária para a formação de vitamina D, elemento essencial para a formação, conservação e reconstrução de ossos e dentes, em conjugação com o cálcio, o fósforo e o flúor.

Apenas alguns minutos diários de exposição solar são suficientes e, de preferência, fora das horas de maior calor (das 11h às 17h) e respeitando-se as regras básicas da proteção solaraplicar protetor abundante e frequentemente, usar chapéu de abas largas.

Brincar = desenvolvimento

Brincar, nadar, apanhar conchas, andar atrás de bichinhos, fazer castelos de areia extravagantes, ilhas e montanhas, encher baldes e baldes com água que se somem na areia, correr, dar passeios à beira mar, …

Toda esta atividade física acelera o metabolismo, desenvolve os músculos, afina as capacidades motoras, promove a coordenação mão-olho, melhora o humor e a qualidade do sono ao mesmo tempo que estimula a criatividade e a interação social.

Experimentar = aprender

Se não tiver oportunidade de ir à praia, pode levar os seus filhos a um parque infantil que tenha uma caixa de areia ou fazer uma em casa, no jardim. Brincar com a água e com a areia é uma forma super divertida de adquirir as primeiras noções de ciência. No que toca a brincar na água e com a areia, as crianças têm uma apetência natural para explorar e experimentar.

Misturar areia e água ajuda as crianças a compreenderem noções como textura e consistência. Mais ou menos areia, mais ou menos água e as mudanças podem ser surpreendentes! Use pedras de diferentes tamanhos e cores para construir uma pequena queda de água e deixe a criança acrescentar mais ou menos areia para ver como se altera o percurso da água.

Usar as formas de areia, a pá ou conchas, por exemplo, é uma forma divertida de ensinar o seu filho a contar e a adquirir a noção de quantidade. Desafie a criança a calcular a quantidade de pás de areia necessárias para encher o balde e faça competições para estimular e envolver as crianças no jogo.

Férias = família

Passar um dia na praia pode ser muito divertido e saudável para toda a família. As atividades dos dias quentes das férias de verão marcam as memórias para toda a vida. Invista em momentos únicos e aprecie a companhia das suas crianças, longe das obrigações do dia-a-dia.

Boas férias!

Fonte: https://www.maemequer.pt/


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.