Vai um cafezinho aí?

Tradição no Brasil e ritual em Portugal, o café nosso de cada dia pode ser em locais tradicionais e inusitados nas terras lusitanas. De prédios centenários a locais descolados, selecionamos algumas dicas experimentar um bom cafezinho de Lisboa ao Porto.

Inglês em Portugal

A marca é inglesa, mas de tão famosa por seus pães artesanais e doces elaborados, como o bolo de pistache com morango, ganhou Portugal. O Paul, café e pâtisserie, está na rua Augusta em Lisboa, com mesas do lado de fora do prédio 142.





Uma verdadeira instituição de sabores, a maior dificuldade que você terá será decidir o que provar: se os croissants crocantes, os macarons macios ou os deliciosos bolos. Eu sugiro uma tarde de provas, começando pelos salgados, depois os doces e ainda uma embalagem com tarteletes de chocolate para comer depois. Gula? Nãoooo. É que o Paul merece uns exageros.


Tradição de mais de um século

A entrada, com uma cobertura em vidro bem ao estilo parisiense do início do século 20, já demonstra a atmosfera que espera o cliente mais adiante. Paredes com afrescos, colunas de mármore, mesas e cadeiras em madeira com design clássico completam o clima tradicional requintado do café A Brasileira (Rua do Bonjardim, 116), inaugurado em 1903, e até hoje instalado em um suntuoso edifício no centro histórico do Porto.


Hoje o café – que foi restaurado entre 2013 e 2018 e custo 12 milhões de euros – abriga também o hotel cinco estrelas Pestana. Símbolo da cidade, foi ele quem primeiro serviu o café trazido das fazendas de Minas Gerias, no Brasil, para Portugal. E ganhou fama por colocar esse hábito de tomar café fora de casa como um ritual social. Por isso, sentar-se à tarde, seja nas mesinhas colocadas na calçada ou no interior, é um passeio pela história do Porto e seus sabores. Ademais do delicioso café, brasileiro, experimente o bolo de frutas secas tipicamente português.


Cult e descolado

Pequeno, com mesinhas de ferro na calçada, o café Livraria da Baixa (Rua das Carmelitas, 15, Porto), vende tudo, menos livro. E chama a atenção por sua decoração inusitada: calçolas e sutiãs pendurados na vitrine, gaiolas de passarinho (artificiais) espalhados aqui e ali, bicicleta vintage na entrada e estantes com livros decorativos se misturam a carrinhos, vitrolas e xícaras de porcelana.




Aliás, o forte no local é o ambiente, ideal para fotos e um café expresso acompanhado de uma tosta mista, o nosso misto quente. Ah, e para um drink, já que a casa oferece de mojitos a cervejas e nos finais de semana se transforma em barzinho depois que a noite cai.





Veggie e cool

Flores e folhagens da entrada ao teto, vasos, louças e peças de decoração espalhadas nas prateleiras e um jeito de jardim que provoca uma avalanche de fotos.






Do mini restaurante ao espaço da floricultura e loja de decoração, tudo no Terrárea (Rua de Brito Capelo, 1211, Porto) tem a natureza como elemento predominante. No menu, somente pratos vegetarianos gourmetizados, como o buguer de batata doce e feijão preto com abacaxi grelhado, tomate e alface.





Se preferir os doces para acompanhar o café orgânico oferecido na casa, vá de panquecas de frutas vermelhas com iogurte natural. Vale ir à tarde, depois do almoço, mas sempre antes das 19h, quando o local fecha.






Até a próxima!

Compartilhe

Artigos Relacionados