Elis Akamy

Elis Akamy - Foto: Alexandre Stone.

Um compromisso com a vida de muitos

A ginecologista e obstetra Elis Akamy fala sobre como se sente realizada ao ajudar a trazer novas vidas para o mundo diante dos desafios da pandemia.

“Um compromisso de vida com a mãe, o bebê, a família e a comu- nidade”. É assim que a ginecologista e obstetra Elis Akamy Vieira dos Santos encara o seu trabalho de trazer para o mundo novas vidas. É um trabalho no qual ela atua como uma ferramenta humana para zelar pela vida do ser nascente e garantir o bem estar das pacientes que, mesmo em um momento de puro amor e esperança, se tornam vulneráveis e frágeis.

E se o trabalho de trazer novas vidas ao mundo já é uma enorme responsabilidade por si só, o que dizer da tarefa de garantir a segurança de uma mãe e seu bebê em meio à uma pandemia? Um verdadeiro desafio, não é mesmo?! Contudo, engana-se quem acredita que Elis Akamy recua diante das dificuldades de sua profissão.

“O acompanhamento obstétrico durante o pré-natal é mais do que uma simples formalidade. Além de ser o responsável por avaliar o desenvolvimento do bebê e cuidar da saúde da mulher, um bom obstetra é capaz de fazer dessa fase um momento muito mais tranquilo para os pais. Portanto, o pré-natal não deve ser abandonado durante a pandemia. Em caso da gestante contrair covid, deve ser feito um pré-natal ainda mais minucioso”, destacou a profissional.

Elis Akamy
Elis Akamy – Foto: Alexandre Stone.

De acordo com a ginecologista, quando há um agravamento da Covid-19 na gestação, a grávida pode desenvolver sintomas como aumento da pressão arterial, sangramentos e trombose. Sintomas estes que, por sua vez, costumam ocorrer no terceiro trimestre da gravidez. Porém, a boa notícia é que em caso de infecção por Covid-19, raramente a mãe passa a doença para o bebê.

“É possível que ocorra a transmissão da Covid da mãe para o filho, embora isso seja um fenômeno relativamente raro, e geralmente o feto desenvolve a forma leve da doença. Até onde se sabe, não foram detectadas malformações no feto associadas à Covid na mãe”, adverte a especialista.

Gestação saudável

Para quem quiser ter uma boa gestação, Elis recomenda, acima de tudo, uma alimentação saudável com prioridade para frutas, verduras e carnes brancas, além de evitar embutidos, refrigerantes e carboidratos. A prática de atividade física e o não consumo de bebidas alcoólicas e tabaco, também são dicas essenciais para a saúde da mãe e do bebê.

“A quantidade de consultas é importante também, o mais comum é que elas sejam realizadas mensalmente até a 28a semana de gestação e, a partir disso, quinzenalmente até a 36o. Ao entrar na última fase, quando se inicia a 37a semana, o ideal é visitar o consultório médico semanalmente”, destaca a médica, ressaltando que tal rotina deve ser adotada mesmo durante a pandemia, mas com cuidados, é claro.

Em seus atendimentos, Elis realiza consultas por telemedicina e vai intercalando com os as consultas presenciais. Conforme a ginecologista, a família deve ser restrita aos familiares que convivem com a gestante e as aglomerações devem ser evitadas. Já nas consultas presenciais, também deve-se manter os cuidados de higiene pessoal, como álcool gel e máscara de proteção.

Elis Akamy
Elis Akamy – Foto: Alexandre Stone.

Segundo Elis, que também realiza diversos outros tratamentos em sua clínica, como os procedimentos de ginecologia estética, implantes hormonais e contraceptivos e cirurgias ginecológicas, é na hora de ajudar um bebê a nascer que ela mais se sente realizada.

“A vida de médico é inteiramente dedicada ao cuidado com as pessoas. Nosso objetivo principal é promover a saúde e o bem-estar delas, seja com orientações sobre como evitar doenças ou realizando tratamentos para sua recuperação. Mas é ao ajudar no parto, que é um dos momentos mais felizes de uma família, quando me sinto uma pessoa mais realizada”, concluiu Elis Akamy.

Compartilhe

Artigos Relacionados