Sorriso: Seu cartão de visitas

O sorriso acaba sendo em muitas vezes o nosso próprio cartão de visitas. Os dentes perfeitamente alinhados fazem toda a diferença quando o assunto é a estética. Porém a saúde também está muito relacionada com uma arcada dentária perfeita, a maneira como mordemos influencia muito mais em nossas vidas do que imaginamos. Inúmeras são as inovações tecnológicas que a Art’s Odontologia utiliza na criação de um sorriso invejável. Aparelhos autoligados, bráquetes estéticos de safira e até mesmo os alinhadores invisíveis, fazem parte do leque de opções a serem usadas. Com 10 anos de experiência na área odontológica, o Dr. Rodrigo Paz é referência no assunto. Natural de Belém, mudou-se em 2001 para a cidade de Natal-RN para cursar Odontologia na UFRN. Após concluir sua formação veio para Manaus e ingressou no Exército Brasileiro, o qual serviu até fevereiro do presente ano. Concomitantemente sempre atuou em clínica particular e ministrou muitas aulas em cursos de formação de Técnicos de Saúde Bucal (TSB), Técnicos em Prótese Dentária (TPD) e cursos de Pós-Graduação em Natal e Boa Vista-RR. Confira as dicas que este profissional extremamente qualificado compartilha agora com nossos leitores:

O que é a Ortodontia e o que representa para você?

Enxergo a ortodontia como um meio de levar mais saúde e bem estar as pessoas, transformando seus sorrisos em cartões de visita permanentes.Reestabelecer a função mastigatória e com isso aumentar a qualidade de vida e autoestima do paciente é a maior satisfação que nós profissionais podemos ter. Entender o paciente como um todo é indispensável, pois não tratamos apenas dentes, mas pessoas. Devolver a autoestima é missão do nosso corpo clínico.

Atualmente quais os procedimentos mais procurados na área da odontologia?

Procedimentos e soluções estéticas são as principais buscas dos pacientes, mas nós como profissionais especialistas devemos saber identificar não só a queixa, mas como transmitir ao paciente total confiança ao ser claro e objetivo no diagnóstico, não se limitando apenas a um sorriso bonito. Existem casos em que a ortodontia é indicada para preparar o paciente para algum outro procedimento odontológico, como por exemplo a instalação de lentes de contato, ou implantes dentários. Nesses casos, o trabalho em equipe e coeso e determinante, pois podemos citar a possibilidade da instalação de um implante dentário logo no início do tratamento devolvendo ao paciente a satisfação de ter um sorriso recuperado antes mesmo do que ele imaginava.

Qual a grande novidade que podemos encontrar dentro do seu consultório?

Todos os tipos de aparelhos são capazes de realizar movimentação dentária, de fato a grande diferença será o diagnóstico correto com o planejamento adequado, juntamente com o paciente. Mas, um novo tipo de aparelho, os autoligados, que também podem ser estéticos, tem sido bastante utilizados. Estes proporcionam um ganho significativo na velocidade do tratamento, apresentando redução no número de consultas e mais conforto ao paciente quando comparado ao método convencional.

Ainda pode-se optar por realizar uso dos “alinhadores invisíveis”, que são as placas alinhadoras, onde dispensa-se o uso de bráquetes colados aos dentes para fazer a movimentação dentária. No entanto, a técnica requer avaliação prévia para determinar a indicação. Além desses dois tipos citados, temos os bráquetes estéticos de safira, que são bastante procurados por apresentarem uma discrição excelente.

Quais seus planos para o segundo semestre?

O aprimoramento é constante para manter-nos sempre atualizados. Em outubro participarei de um congresso internacional e ainda no segundo semestre estou realizando outros dois cursos um de Aperfeiçoamento em DTM, Dor Orofacial e Apneia do Sono e outro em Atualização em Biomecânica Autoligante Interativa.

Encontre:

ART’S ODONTOLOGIA – Rua Rio Iça, 14, Vieralves. Quadra  34

Fones: (92) 3584-0467/ 98121-6511

Artigos Relacionados