Eliana Cassia de Souza

Eliana Cassia de Souza - Foto: Wesley Andrade.

Que tal uma taça de vinho?

Junto com mais três amigos, a empresária amazonense Eliana Cassia de Souza aposta em rótulos variados com a Casa 105 Adega & Wine Bar.

 

Visionária. É essa a definição da empresária amazonense Eliana Cassia de Souza. Junto com mais três amigos, ela presenteou o público fiel e apreciador de vinho na região com a Casa 105 Adega & Wine Bar, que conta duas unidades: uma no conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, e outra na avenida Jacira Reis, bairro Dom Pedro. Em um período em que o brasileiro consome cada vez mais a bebida, o espaço foi criado com a proposta de oferecer uma extensa variedade de rótulos, harmonizados com pratos rápidos.

De acordo com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) – maior autoridade no setor –, o consumo de vinho no país cresceu 18,4% em 2020, em relação a 2019, passando de aproximadamente 360 milhões de litros para 430 milhões. Levantamento da Wine Intelligence, empresa de pesquisas no segmento, também mostra que seis milhões a mais de brasileiros se tornaram consumidores regulares (que bebem pelo menos uma vez por mês) em 2020 na comparação com o ano anterior, saindo de 36 milhões para 39 milhões.

Com olhar empreendedor – estando à frente atualmente do Centro de Ensino Técnico (Centec) e do Instituto Tecnológico Educacional da Amazônia (ITEAM) –, Eliana aproveitou a oportunidade para vislumbrar o mercado e apostar nessa mais recente paixão.

“Posso dizer que o vinho é uma das minhas mais novas paixões, que iniciou pelo interesse pessoal em apreciá-lo. Pude perceber que, as- sim como eu, muitas pessoas passaram a se envolver nesse mundo cheio de mistérios. Nesse cenário, durante o primeiro ano da pandemia da Covid-19, quando todos estavam apreensivos com o rumo dos negócios, surgiu a oportunidade de adquirir a adega e Wine Bar, que recebeu o nome da sua localização, Casa 105”, pontua.

A gestão do empreendimento conta com mais três sócios: Hendrik Oliveira Passos, Sineyla Bastos da Cunha e Juliana Maria Nakano. O projeto surgiu após o quarteto conhecer um ambiente similar na capital paulista e desejar trazer a experiência para Manaus. A ideia saiu do papel e deu origem a um lugar ideal para realizações de bons negócios, encontros com amigos e celebrações de momentos únicos e inesquecíveis.

Eliana Cassia de Souza
Eliana Cassia de Souza – Foto: Wesley Andrade.

Aconchego e Variedade

Cheia de charme, a Casa 105 foi inaugurada em outubro de 2020 e funciona de segunda à sábado, no almoço e jantar. Os clientes podem degustar alta gastronomia no local, produzida por um chef de cozinha, bem como adquirir uma das garrafas de vinho ou espumante. São mais de 500 rótulos de diversos países, como Argentina, Chile, Espanha, França, Itália, Líbano, Portugal.

A carta de vinhos fica a cargo de um sommelier, embaixador do Clube de Vinhos da Casa 105, que, juntamente com os sócios-administrativos, faz a escolha dos rótulos de forma bastante criteriosa, com intuito de agradar aos paladares refinados dos amantes de vinho.

De acordo com Eliana – que tirou como lição durante este período de pandemia que a vida só vale a pena se tiver equilíbrio, contando com momentos reservados para curtir os prazeres que o mundo tem a oferecer –, o público pode se preparar para muitas surpresas nos próximos meses. “Muitas novidades virão nas empresas que estou à frente: CENTEC, ITEAM e Casa 105. Quem sabe ainda surja um novo negócio pela frente”, salienta.

Compartilhe

Artigos Relacionados