Como ter sucesso na implantação de um chatbot
Defesas orais dos projetos do Conexões Culturais 2019 entram na reta final
7 pontos mais importantes para a saúde de crianças e adolescentes
BRAZILFOUNDATION CELEBRA MULHERES NOTÁVEIS
Harmonização Facial e a mudança na autoestima.
Praia do Olho D’água – Maranhão
5 livros para estimular o hábito da leitura nas crianças
TORNANDO-SE UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO
QUANDO DÍVIDAS BLOQUEIAM SEUS CARTÕES DE CRÉDITO E PASSAPORTE
Doutor, até que idade posso engravidar?
YOUGUMANIA LANÇA SABORES ESPECIAIS DE GELATO
Cintura baixa de volta? Saiba como combinar calça polêmica
Competição em Aulas de Educação Física: Como Estimular seu Aluno?
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Quando é hora do bebê comer sozinho?

By  |  0 Comentários
Compartilhe nas Redes Sociais

Seu bebê já come sozinho? Que idade ele tem? Ainda é novinho? Quando você deve esperar que ele comece a se aventurar a usar a colher ou o garfo?

Ao redor dos 8 ou 9 meses, muitos bebês já começam a pegar pedaços de alimentos com as mãos para colocar na boca. Com 1 ano de idade, eles já estarão craques nisso! E mais alguns meses irão “pedir” os talheres para manusear. Aí, haja comida no chão, mas a bagunça faz parte do aprendizado!

O processo de se alimentar sozinho começa com as mãos: o bebê pega pedaços de frutas, biscoitos (Catarina ama os floquinhos de arroz e o bife em pedacinhos). Fique atento apenas para a criança não engasgar, e corte em tamanhos compatíveis com sua capacidade de deglutição.

Quando fez 1 ano de vida, Catarina começou a pegar na minha mão para aprender a comer com a colher. Agora, com 1 ano e meio, não admite que eu faça o movimento junto. Faz cara feia mesmo (“ô, mamãe, já sou muito moça, ok, não preciso da sua ajuda!”). E lá vão os pedaços de batata, o arroz, o feijão, metade para a boquinha, o resto para o chão.

Quer uma dica legal para facilitar o processo? Dê um pratinho plástico e uma colher para o bebê, e coloque um pouquinho da comida lá; a maior parte, entretanto, fica com você em outro prato. Por mais que ele derrube todo o conteúdo do pratinho, o estrago vai ser bem menor do que se ele estivesse bagunçando no prato contendo toda a comida. Dê também garfos de plástico para ele testar, pois a preensão dos alimentos em pedaços é mais fácil com ele. Ah, e forre o chão com o jornal de ontem, você vai gastar bem menos tempo limpando a casa.

Há talheres curvados que facilitariam o trabalho do bebê para colocar os alimentos na boca (como esses da foto no início do post, por exemplo). Eu preferi não comprá-los, assim Catarina já vai se acostumando a comer com o tipo de talher que vai usar o resto da vida. Se você testou com seu filho e acha uma boa ideia, deixe um comentário para as outras mães!

Para grande parte das crianças, o momento de definitivamente comer sem ajuda chega aos 3 anos de idade. Mas é claro que assim como todas as etapas de desenvolvimento do bebê, é uma questão individual. O importante é que seja natural e gostoso! Para seu bebê, certamente será um marco na conquista da autonomia e independência!

Fonte: https://www.mildicasdemae.com.br/


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
1
Olá!
Bem Vindo a Revista Digital mais querida da Amazônia!
Powered by