Quais serão as habilidades comportamentais mais requisitadas em 2022?

Rachel Jordan, Consultora de Imagem e Comportamento Profissional dá um panorama do mercado atual e revela quais as habilidades comportamentais mais buscadas pelas empresas no próximo ano

 

Nos últimos meses, com toda mudança no mercado de trabalho causada pela chegada do COVID-19 e a instauração do home office, a necessidade por pessoas com mais facilidade de adaptação e habilidades comportamentais que vão além do quesito técnico, ficou mais evidente do que nunca.

 

O trabalho remoto mudou a percepção no entendimento e necessidade da equipe, e trouxe novas formas de engajamento e estímulo. Para Rachel Jordan, Consultora de Imagem e Comportamento Profissional, a pandemia mostrou a força e a importância da equipe vestindo a camisa da empresa.

 

“Valorização do indivíduo, comprometimento, adaptabilidade, engajamento, empatia e gestão de tempo são alguns comportamentos mais evidentes”, ressalta.

 

A influência do líder também sofreu algumas alterações. Um processo que já tinha se iniciado antes da pandemia, mas se intensificou, foi a mudança no papel da liderança, que antes que era verticalizado e hoje está se tornando cada vez mais horizontal, transpassando a barreira do líder que “mandava” para um perfil que é visto como um mentor.

 

Na gestão de equipe, principalmente no home office, ter uma comunicação assertiva e escuta ativa virou mais do que um diferencial, sendo uma necessidade para manter o trabalho em conformidade e bom andamento entre todos os membros. Além disso, apostar em uma equipe mais diversa também tem sido uma pauta importante dentro das organizações.

 

Seguindo essa linha de pensamento, para aqueles que desejam se realocar no mercado de trabalho, ganhar destaque na equipe ou subir de cargo, é importante prestar atenção em todos esses pontos citados anteriormente, sendo que para 2022, Rachel salienta:

 

“Inteligência emocional, comunicação e empatia são fundamentais para o novo modelo de gestão focado em relacionamentos e não somente em metas”.

 

Para ela, o perfil que terá mais destaque são aquelas pessoas com mais habilidades pessoais do que técnicas e pontos como comunicação, flexibilidade, acessibilidade, liderança e empatia também serão grandes diferenciais.

 

Quer saber mais sobre como desenvolver melhor essas capacidades?

 

Inscreva-se para o curso online de Comportamento Profissional ministrado por Rachel Jordan de 26 a 30 de julho. Saiba mais informações no site: www.racheljordan.com.br

@racheljordan__

Compartilhe

Artigos Relacionados