No ano de 2002, por meio da Lei nº 10.436, a constituição brasileira reconhecia a Língua Brasileira de Sinais, ou Libras. A linguagem de comunicação com pessoas portadoras de deficiência auditiva foi um grande avanço na inclusão. Aprender Libras se faz, então, cada vez mais importante para a sociedade.

A Língua Brasileira de Sinais – Libras possui suas próprias estruturas e regras e não é somente uma “mímica”. Segundo dados do IBGE de 2010, no Brasil existem cerca de 9,8 milhões de brasileiros com deficiência auditiva. Deste total 2,6 milhões são surdos e 7,2 milhões apresentam grande dificuldade para ouvir.

E hoje em dia, as crianças, jovens e adultos com surdez frequentam a escola regular. Além disso, atuam no mercado de trabalho e interagem em todos os espaços. Diante dessa realidade, existe a necessidade cada vez maior no mercado, de pessoas que sejam especializadas na Libras.

Sem falar que quem sabe Libras é considerado bilíngue. Você sabia?

Ainda tem dúvidas sobre a importância de aprender a Língua Brasileira de Sinais? Vamos apresentar 5 boas razões que vão fazer você se convencer de vez. Veja só!

1.    Auxilia na eliminação das barreiras de comunicação

Contribuir no processo de eliminação das barreiras de comunicação entre as pessoas é um papel de grande importância. Aprender a Língua Brasileira de Sinais oportuniza conhecer melhor a comunidade surda. Também faz com que seja possível entender o seu cotidiano, desenvolvendo mais empatia em todas situações. É de grande relevância que você estude Libras, porque a comunidade surda e a sociedade precisam de mais profissionais habilitados para atuar nesse ramo.

2.    Novas oportunidades pessoais e profissionais

Se tornar especialista e profissional habilitado em Libras pode ser um diferencial na sua vida profissional. Dado que, ser capaz de se comunicar com os surdos acaba abrindo muitas portas. Com base nisso, buscar especialização na área da Língua Brasileira de Sinais pode ser uma ótima opção. Existem ainda poucos profissionais com qualificação na área e uma grande demanda de exigências do mercado.

3.    Mais agilidade no seu raciocínio

Estudando a Língua Brasileira de Sinais você aprende a pensar não só verbalmente, mas também visualmente e também com mais rapidez. Na Libras é possível ter uma grande liberdade de expressão, por ser uma língua gestual que envolve a mente e a expressão do corpo, dos gestos e do rosto. Aprender uma língua como a Libras lhe acrescenta conhecimento específico. Além do do mais, pode contribuir para os seus demais aprendizados, justamente por estimular o raciocínio. Já pensou?

4.    Com dedicação você consegue

Como qualquer outra língua você não vai aprender da noite para o dia. É necessário um tempo de estudo e principalmente de treino, porque você estará construindo uma nova habilidade. Para quem deseja aprender e principalmente se tornar profissional nessa área, é indispensável que saiba que estará aprendendo a pensar diferente. Se você busca se especializar, existem cursos específicos que lhe darão todo o suporte e estudo necessário para tornar-se um profissional completo.

5. Desenvolvimento da sua carreira

O acesso à educação por uma pessoa surda é um direito por lei, e deve ser feito por meio da Língua Brasileira de Sinais. Com isso, surge a demanda por profissionais que tenham formação em Libras não apenas para atuar na Educação Básica e no Ensino Superior. A formação possibilita trabalhar como tradutor/intérprete na áreas da educação, saúde, assistência social, jurídica, dentre outras.

Uma Capacitação ou Pós-Graduação na área da Libras, acima de tudo, forma profissionais com competências interculturais e que podem eliminar as barreiras de comunicação. Essas pessoas são capazes de mediar a comunicação, a fim de inserir os surdos na sociedade e garantir o cumprimento de todos os seus direitos básicos.

Então, o que achou das nossas 5 razões? Compreendeu a importância de aprender a Língua Brasileira de Sinais? Esperamos que sim! Confira o vídeo abaixo se deseja saber ainda mais:

Fonte: https://ensino.digital/blog