Para quem é indicado Congelamento de Óvulos?

Por Dr. Arthur Lemos e Enfermeira Mirthes Lemos

 

O congelamento de óvulos é indicado para mulheres que desejam prorrogar a maternidade ou que necessitam de tratamentos em decorrência de problemas de saúde, como procedimentos cirúrgicos, radioterapia ou quimioterapia.

O método preserva os óvulos que se degenerariam caso não fossem conservados sob congelamento por meio das técnicas de reprodução assistida., “no momento adequado, após estimular os ovários com hormônios, esses folículos (pequenas bolsas que contêm os óvulos) podem ser puncionados sob sedação e monitoramento ultrassonográfico para resgatar o máximo de óvulos a serem acondicionados, identificados e mantidos congelados para utilização quando a mulher desejar.

A Resolução 2121/2017 do Conselho Federal de Medicina determina que a equipe médica junto com a casal qual a idade para gestar se não tiver outras doenças estalada poderá engravidar até 50 anos ou mais, como óvulos congelados ou óvulos doado .

​Segundo o esterileuta Dr. Arthur Fernandes Lemos, uma boa qualidade de vida associada à alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos e à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, abstenção do tabagismo e do abuso de álcool são estratégias que podem contribuir para o bom funcionamento do sistema reprodutor.

“Esses hábitos saudáveis podem ajudar a diminuir a queda precoce da reserva ovariana. Contudo, o componente genético também pode interferir na saúde reprodutiva, além do próprio envelhecimento do corpo. Como a redução da quantidade de folículos e a deterioração progressiva da qualidade dos óvulos são inevitáveis, não é possível falar em melhora da reserva ovariana com criação de óvulos. Mas há técnicas que podem minimizar essa perda de quantidade e qualidade”.

Mirthes Lemos que é a enfermeira coordenadora de pacientes salienta que o Amazonas dispõe de uma excelente equipe médica e tecnologias suficientes para monitorar e preservar estes embriões tendo em vista a grande quantidade de pacientes e ex-tentantes que já usufruíram deste método ao longo destes 15 anos do Centro.

 

Atendimento Médico Especializado

Todos os tratamentos são realizados pelo Dr. Arthur Lemos, especialista em ginecologia obstetrícia, e em reprodução humana pelo hospital Sírio Libanês.

 

Onde encontrar:

Reprodução Humana Fêmina

Instagram: @centrodereproducaofemina

Fone: 092-3236-3518

Whatasapp: 92-9128-3340

Compartilhe

Artigos Relacionados