O risco do sarampo ainda existe!

O reaparecimento do sarampo é um exemplo bem claro da recusa a vacinação. Como pudemos acompanhar pelos noticiários desde o final do ano de 2013, após 13 anos sem registros da circulação autóctone (originário da região encontrada) do Vírus do Sarampo no Brasil, foram registrados 916 casos no Ceará.

O Estado do Ceará, desde então, adotou estratégias de vacinação na população suscetível, em Fortaleza, municípios da região metropolitana e nos 184 municípios do Estado.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e potencialmente grave, que ainda está muito disseminada em várias partes do mundo. Vinte milhões de pessoas contraem a doença todos os anos no mundo, das quais 122.000 morrem.

Diferentes regiões do mundo estão definindo metas para a eliminação do sarampo e da rubéola. No entanto, surtos recentes de sarampo em países como o Reino Unido, Alemanha, Itália, Holanda, Estados Unidos, constituem uma ameaça para a eliminação, além da circulação endêmica em países da África, Ásia e Oceania.

Um recente surto de sarampo nos Estados Unidos levantou um alerta sobre a negligência na vacinação desta e de outras doenças. Desde junho de 2014, a Organização Mundial de Saúde emitiu um comunicado expressando preocupação com o aumento do número de doenças transmissíveis, que podem ser previníveis pela vacinação.

O aumento atual de casos de sarampo é resultado de pessoas não vacinadas que contraem a doença em outros países e acabam trazendo o vírus para cá. Com o aumento das viagens internacionais, a transmissão da doença aumenta, especialmente entre a população não imunizada (menores de 1 ano e pessoas que não receberam a vacina), ou os que não completraram o esquema de vacinação, que receberam apenas uma dose da vacina tríplice viral (MMR ou SCR).

Se você vai viajar, para países, onde o Vírus do Sarampo é circulante, não esqueça de checar se a sua carteira de vacinação está em dia.

Vacinar é melhor! Vamos combater esta e outras doenças previníveis pela vacinação.

image

 

Artigos Relacionados