Hoje em dia o termo “detox” está sendo amplamente utilizado. Para entender melhor o que esse termo pode significar, primeiro precisamos entender que todos os dias ao respirarmos, fazermos nossas atividades cotidianas e atividades físicas, produzimos radicais livres e em grande quantidade! O corpo já foi programado geneticamente para dar conta destes radicais, o que poderia danificar nossas células caso não tivéssemos esse tipo de mecanismo protetor, afinal eles são a sujeira natural que o corpo produz, e os antioxidantes naturais as vassourinhas que temos para dar conta dessa limpeza. Quanto maior a sujeira, maior a quantidade de antioxidantes necessários. Quando não mantemos uma dieta balanceada e exageramos em nossa alimentação, podemos aumentar estes tipos de radicais.
Sendo assim, por estar chegando perto das festas de final de ano, pense no que o seu corpo vai passar e o quanto ele vai precisar de antioxidantes para dar conta disso tudo.
Uma excelente opção de auxilio ao corpo nesta importante tarefa de combate a estas substâncias podem ser os nutrientes dos próprios alimentos adequados. Aos nos alimentarmos saudavelmente e implementarmos aliados como alguns tipos de sucos, aumentamos então o aporte de vitaminas e minerais que cooperam para a eficiência deste processo.
Mas para isso é importante conhecermos o porquê da utilização de certas frutas ou ingredientes:
Frutas vermelhas – framboesas, cerejas, bluberries e no caso do nosso amazonas, o Açaí!! – potente antioxidantes, antinflamatórios que podem agir no combate contra fibromialgia, artrite, dores musculares e dores após exercício, câncer, doenças neurológicas. Ajudam a combater a insônia e dor de cabeça, por auxiliarem no aumento da produção de melatonina.
Gengibre – utilizado como antimicrobiano, antinflamatório, auxilia na diminuição de gases, e termogênico (o que auxilia o organismo a manter sua temperatura, e então desempenhar um metabolismo adequado, queimando sim as gorduras)
Chia – ajuda no combate da diabetes, rico em proteínas, rico em ômega 3, diminui a resistência insulinica, o que ajuda a diminuir a gordura abdominal, a regular o apetite, por ser rico em triptofano, e a pressão arterial.
Além destes, temos salsinha, hortelã, oleo de coco, aipo ou salsão, beterraba, água de coco, cenoura, pepino… Em uma outra oportunidade comentaremos mais sobre isso.
Muitas são as opções de ingredientes e sucos hoje em dia, mas deixarei uma sugestão de dois que certamente auxiliarão no seu dia a dia:
1- O suco termo-detox alia a qualidade de ser termogênico e detox, tendo assim o seu consumo ideal antes da atividade física: ¼ xícara de salsa, 1/2 beterraba pequena, 1 maçã sem sementes, 1 limão (descascado), lascas de gengibre fresco, 1 colher de sopa de sementes de chia. Bata todos os ingredientes no liquidificador.
2- Utilize 100 g de polpa de melancia, ¾ xícara (chá) de água de coco, lascas de gengibre. Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata. Adicione cubos de gelo, coloque na função pulsar. Sirva imediatamente.
Os que praticam atividade física podem tomá-los antes do treino, já os que não praticam, podem consumi-los no dia seguinte de uma exagerada na alimentação. Até breve!
Encontre: