O que aprender com as crianças?

Como nós adultos somos mais experientes do que as crianças e já vivemos diversas coisas que eles só viverão no futuro, tendemos a achar que só temos a ensinar aos pequenos e que eles não têm nada a nos ensinar.

Um adulto pode ter muita coisa a ensinar a uma criança sim, como coisas práticas, seus valores, costumes e crenças, mas há coisas que as crianças entendem muito mais do que a maioria dos adultos, e que podem nos ensinar com maestria.

Sabe quando você começa a aprender algo novo, mas algo que desperta muito o seu interesse? Um bom exemplo é quando começamos a aprender uma língua nova, ou algum hobby. Tudo o que diz respeito àquele novo assunto te interessa, você quer compartilhar o que aprendeu com as pessoas que gosta e presta atenção a todos os detalhes que dizem respeito àquilo.

Isso acontece com as crianças naturalmente, e com os mais variados assuntos!

Quanto mais nova a criança, mais ela se encanta com as coisas e olha para o tudo com uma curiosidade incrível!! As crianças têm a linda capacidade de olhar para as coisas e para as pessoas com encantamento, com curiosidade!

Basta observar uma criança pequena para perceber o quanto é imensa a sua capacidade de se encantar e de se entregar ao descobrir cada pequena coisinha que existe no mundo. A beleza de ver um passarinho no meio do dia, a chuva, as plantas, uma outra criança: são exemplos de coisas que podem ser motivo de encantamento e investigação.

Às vezes isso é tudo o que falta para os adultos viverem suas vidas com mais satisfação, com mais felicidade: voltar a conseguir se encantar com pequenas coisas, com gestos simples, com vitórias do dia-a-dia.

Perceber as coisas com a alegria de uma criança ao finalmente conseguir fazer algo que até então não conseguia, ou ao ver seu animal de estimação, a natureza no meio da cidade ou encontrar com alguém de quem gosta muito.

Às vezes estamos tão cansados e envolvidos com nossos problemas que nem percebemos essas coisas ao mesmo tempo tão simples e tão importantes que estão acontecendo à nossa volta.

Nos reconectar com a criança que um dia fomos, e que ainda existe em nós, pode ajudar a olhar para o mundo ao redor conseguindo ver a sua real beleza!

Por: Vivian Confessoro Fonte: http://curtindocomcriancas.blog.br

Artigos Relacionados