O PRAZER DE AMADURECER

MÉDICO THALES STEIN SCHINCARIOL DESTACA COMO AJUDA

SEUS PACIENTES A MANTEREM HÁBITOS CADA VEZ MAIS SAUDÁVEIS E LONGE DE DOENÇAS LIGADAS AO ENVELHECIMENTO

Um envelhecimento com conforto, saúde e disposição na terceira idade está diretamente ligado aos hábitos que cada pessoa adquire ao longo da vida e pode ser facilmente conquistado por qualquer um, desde que haja disciplina, cuidado com a alimentação e um acompanhamento de um especialista qualificado, como o clínico médico Thales Stein Schincariol destaca. “Desde que nascemos começamos a envelhecer, mas para conseguir chegar à maturidade de maneira plena devemos cuidar sempre do nosso maior tesouro, que é a nossa saúde”, afirmou.

Thales é formado em medicina na Universidade Metropolitana de Santos, com título de especialização em Clinica Médica pela Universidade Nilton Lins. O especialista, que atende no Hospital Santa Júlia, destaca que seu objetivo profissional sempre foi ajudar os pacientes a entrarem nessa nova etapa de suas vidas da maneira mais saudável possível. “Desde a faculdade sempre tive fascínio pela fisiologia do envelhecimento. Ver idosos com grande desempenho físico e mental fazia eu me questionar como poderia ajudar outras pessoas a adquirirem essa qualidade de vida”, afirmou.

O médico considera-se um espelho de seu próprio trabalho e além de cuidar constantemente da própria saúde mantém uma rotina equilibrada com seus compromissos sociais e familiares. Ele destaca o interesse de novos pacientes em começarem a cuidar da saúde desde já. “A procura de pacientes acima dos 60 anos tem aumentos muito nos últimos anos. Programas de incentivo ao esporte vêm cada vez mais atraindo pessoas a sair da vida sedentária e procurar uma vida saudável, envelhecendo assim, de maneira mais saudável”.

Apesar de sua rotina e entrega à profissão, Thales não deixa de levar em conta os desafios de sua carreira. “Continua muito difícil ter que lidar com a vida e a morte tão de perto e diariamente”. Ele relembra ainda as dificuldades encontradas antes de consolidar-se como um dos profissionais com mais renome no Amazonas. “O meu início de carreira foi bem difícil, vim para Manaus, onde não conhecia ninguém e somando com a insegurança de um recém graduado, tive que confiar muito nas minhas intuições e aos conhecimentos adquiridos ao longo da faculdade”.

Para o médico, ainda é longo o caminho para que as pessoas desassociem o envelhecimento ao surgimento de doenças e queda na qualidade de vida, mas aos poucos essa visão está sendo modificada pela população em geral. “Durante muito tempo o envelhecimento foi associado a esses estigmas, devido a falta de acesso que essas pessoas tinham às informações e falta de cuidados com as doenças relacionadas ao envelhecimento, que as deixavam isoladas ou até excluídas. Hoje temos acesso a varias medicações e procedimentos que otimizam a avaliação podendo individualizar o tratamento”, pontuou.

Como grande parte dos pacientes atendidos pelo especialista são homens, nessa matéria exclusiva ele destaca informações a respeito da “síndrome do envelhecimento masculino”, que é uma síndrome muito específica associada a um conjunto de sintomas que ocorre na ultima parte da vida de um homem que esta diretamente relacionada com declínio de testosterona. “O envelhecimento masculino ocorre quase que idêntico ao feminino, sendo a andropausa a menopausa no homem, que na maioria das vezes não apresenta sintomas tão característicos como na mulher”.

Para finalizar, Thales dá algumas dicas para que qualquer pessoa consiga desacelerar ou minimizar os sintomas ocasionados pelo envelhecimento. “Nos dias de hoje fica difícil você ficar imune ao estresse, mas podemos controlá-lo e até utilizá-lo a nosso favor, já que ele aguça alguns sentidos que nos deixa mais alertas. A principal dica para um envelhecimento tranquilo é manter hábitos saudáveis, como a alimentação correta e exercícios físicos regularmente, que vão nos ajudam a conviver com o estresse de maneira harmoniosa”, destacou.

Onde Encontrar?

Hospital Santa Julia

Telefone: 32121-9060

CRM 5328

Créditos foto – Rafael Santarosa

Artigos Relacionados