Nada de “comida de gente”: saiba o que é uma alimentação saudável para pets

Nada como uma alimentação saudável e correta para garantir bem-estar e longevidade aos cães e gatos, certo? Pode parecer óbvio, mas muita gente ainda ignora a importância de oferecer bons nutrientes aos bichinhos e acaba comprometendo a saúde do pet sem nem saber o motivo. Os maus hábitos, como os de consumir restos das refeições dos humanos, pães com manteiga, bolos, doces, borda da pizza do sábado, carnes do churrasco de domingo e outros “petiscos” podem levar o animalzinho à obesidade, além de provocar distúrbios gastrointestinais, intoxicação alimentar, vômitos, diarreia, mal-estar e até mesmo o óbito….

Alguns exemplos de alimentos inofensivos para os humanos, mas que podem causar danos aos pets, de acordo com a head de informação veterinária da Purina, Renata Silveira, são chocolates, uvas, cebola, entre vários outros. “O prazo ou tempo de desenvolvimento de quadros mais severos vai depender da quantidade, do tipo de alimento consumido e da individualidade de cada animal. Alguns são mais sensíveis que outros”, diz.

Alimentação natural

Desde que prescrita e recomendada por um nutricionista veterinário, a alimentação natural, tão na moda entre tutores de pets atualmente, pode ser uma boa opção para quem tem disponibilidade para aprender sobre o assunto e tempo para dedicar-se aos preparos. No caso dos gatos, as refeições precisam ter uma concentração maior de proteínas, porque os bichanos são essencialmente carnívoros. “A alimentação natural possui menos corantes, sal e está longe de processos industriais, o que pode ter efeitos benéficos na saúde do pet quando elaborada com orientações profissionais. Se for orgânica, ela se torna ainda mais saudável por não apresentar produtos químicos”, explica Vaz. Ele também.

“Agradinhos” e ração.

Quem tem o hábito de recompensar o pet com petiscos inúmeras vezes ao dia excedendo as quantidades e porções diárias recomendadas deve atentar-se ao alerta do veterinário.

Os petiscos podem conter mais gorduras e açúcares do que a ração. Assim, o animal pode deixar a ração de lado, que é a alimentação mais saudável e recomendada”, ensina Vaz.

 

FONTE: NOSSAS UOL | https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2021/10/05/nada-de-comida-de-gente-saiba-o-que-e-uma-alimentacao-saudavel-para-pets.htm

Compartilhe

Artigos Relacionados