Médica da família

Dra. Adriana Mourão comenta sobre o novo serviço de atendimento ao paciente no seu próprio cômodo

 

O Médico de Família é o médico especialista em pessoas e atende qualquer paciente independente de sexo, idade ou de alguma doença específica, ou seja, atende e acompanha pacientes desde o nascimento até seus últimos dias de vida. Nesse sentido, é um médico que está apto a atender qualquer paciente no conforto do seu lar, clínicas ou hospitais.

E como ultimamente vivemos cada vez mais cheios de compromissos e muitas vezes não conseguimos conciliar os horários livres com as consultas médicas, necessitando faltar o trabalho ou algum outro compromisso e perder algumas horas aguardando para atendimento em uma consulta pessoal ou de algum familiar, podemos demonstrar algumas vantagens de atendimento domiciliar:

Certas crianças podem se sentir impacientes e ou agitadas quando estão fora de casa como ocorre em algumas situações em salas de espera de consultórios ou hospitais, o que pode levar a irritação não só do paciente, dos pais, mas também de outras pessoas que estão ao seu redor.

Desta maneira, o atendimento domiciliar promove a comodidade necessária para crianças e pais, uma vez que estarão em seu próprio ambiente, ou seja, em suas casas e o médico vai ao encontro de seus pacientes no dia e hora mais conveniente para toda a família.

Outra vantagem, é o horário flexível, uma vez que os pais podem agendar o horário de forma que não conflite com os compromissos de trabalho ou atividades escolares de seus filhos, além de evitar o trânsito cada vez mais intenso e congestionado em nossa cidade.

Além disso, permite um relacionamento mais acolhedor e personalizado, pois permite uma relação de confiança e proximidade com a criança, refletindo na qualidade de vida de toda a família com segurança e no conforto de seu lar.

Já pacientes que possuem doenças crônicas ou terminais podem ser fortemente beneficiados com atendimento médico domiciliar, uma vez que os cuidados paliativos em domicílio convergem em melhorias na qualidade de vida e bem-estar desses pacientes, tendo em vista que a proximidade com família, a comodidade e a privacidade promovem autonomia na rotina familiar.

Aliado a isto, diminui os riscos de infecções hospitalares. Neste caso, previne a contaminação por vírus e bactérias propícios desses ambientes. Além de todos esses fatores, o conforto de casa é sempre o mais desejado.

A Dra. Adriana Mourão, médica residente do último ano curso de Medicina de Família e Comunidade pela UEA/SEMSA é um exemplo de médica que realiza atendimento médico domiciliar, assim seus pacientes se sentem mais confortáveis em seus próprios lares: “ O objetivo do serviço é oferecer ao público comodidade e flexibilidade de horário para aqueles indivíduos que gostariam de acompanhar a consulta de um filho(a) ou de algum familiar, mas que não teriam tempo de ir ao consultório ou para pacientes que possuem alguma dificuldade de locomoção.

“Todas as orientações médicas são dadas para serem realizadas em domicílio, porém, em alguns casos, podemos ter que lançar mão de procedimentos que necessitem de intervenção em clínicas ou hospitais” declara Mourão.

 

Onde encontrar:

Instagram: @medicaemdomiciliomanaus

Compartilhe

Artigos Relacionados