Mateus Solano tem tentado influenciar outras pessoas a mudarem seu modo de viver

Mateus Solano tem uma rotina toda pensada na preservação ambiental e na redução dos impactos prejudiciais ao meio ambiente. Na casa que divide com a mulher, a atriz Paula Braun, e os filhos, Flora e Benjamin, o ator reutiliza água da chuva, usa painéis solares para reduzir o consumo de energia e faz reutilização do lixo orgânico como adubo natural.

 

Foto: Reprodução/Instagram

 

“Temos cada vez mais consciência daquilo que estamos consumindo. Buscamos saber de onde vem, qual o impacto no meio ambiente e na vida das pessoas que participam da cadeia de produção. Também reutilizamos água da chuva, temos painéis solares, fazemos compostagem das sobras dos nossos alimentos e em breve terei um digestor para transformar os alimentos que não entram na composteira em gás natural”, conta ele, que também tem um carro híbrido que o permite se locomover por propulsor elétrico. “Temos um carro híbrido. Vou ao trabalho e volto pra casa sem gastar uma gota de gasolina. Gasto 5 reais na conta de luz a cada recarga completa.”

Essa preocupação ambiental também guia sua carreira. Como ator, ele já aceitou papéis e declinou propostas de comerciais baseado em suas convicções. “Já deixei de ganhar dinheiro por não fazer comercial para grandes empresas poluidoras. Como ator, nunca precisei declinar nenhum papel por questões ambientais. Acho inclusive que os papéis servem para colocar as questões importantes de serem pensadas pelo espectador. Já aceitei papéis em projetos que faziam alerta socioambiental, por exemplo, como no curta-metragem Cadeia Alimentar”, relembra.

 

CONSUMO SUSTENTÁVEL

Desde 2018, ele também vem estimulando o consumo consciente e sustentável fora de sua casa por meio de sua loja A Muda. Criado em parceria com o padrasto, Jorge Barbosa, o negócio incentiva a produção de artesãos e microempresas em baixa escala, que transformam o que é considerado lixo em novos produtos.

 

Foto: Reprodução/Instagram

 

“A Muda surgiu justamente dessa ideia de colocar dentro desse mundo capitalista e mercadológico uma semente de uma nova forma de consumir. Nossa forma de consumir é um dos principais vilões do futuro que a gente quer ter. Portanto, consumir consciente é um primeiro passo importantíssimo pra todo mundo. E a Muda vem com a ideia do comércio circular. Ela começou apenas com produtos reciclados, ou seja, produtos que já foram outra coisa e que se transformam. Como pneu, escama de peixe, rede de pesca ou restos da indústria têxtil que são transformados em bolsas, colares, brincos e pulseiras. A Muda é um comércio que, além de ser circular em seus produtos que são reciclados, também é circular porque incentiva pequenos produtores e artesãos do Brasil que trabalham transformando a matéria ‘lixo’ em alguma coisa que possa ser reutilizada como um produto ainda mais bonito do que era em sua origem”, explica.

Por causa da pandemia, a loja física foi transformada em 100% online. Pelo site é possível encontrar produtos de mais de 20 marcas ecológicas como colares e brincos de latas de alumínio descartadas da Africanize, sandálias femininas Joya da Terra, feitas com palmilha de fibra de coco recolhido nos quiosques da orla carioca, e óculos de sol de tubos de pasta de dentes triturados e transformados em placas, produzidos pela Sagui. Também há ainda produtos de higiene e limpeza doméstica veganos e naturais, livros educativos e objetos de decoração e brinquedos feitos com sucata ou materiais que seriam descartados em aterros sanitários.

 

Foto: Reprodução/Instagram

 

“A pandemia teve um impacto tremendo em todo comércio, mas em especial, nos pequenos comerciantes como a Muda. Tivemos que fechar nossa loja física pela falta de movimento e a Muda agora funciona apenas pela internet. É a muda.eco.br. Mas sentimos visivelmente que a sociedade está caminhando para a sustentabilidade. Ainda é necessário entender que este é o único caminho possível. Se não o tomarmos em peso o quanto antes corremos o risco de não sobrevivermos como espécie. Um mundo sustentável é um mundo que se sustenta. Um mundo insustentável está fadado ao seu desaparecimento”, ressalta.

Compartilhe

Artigos Relacionados