Afonso Ribas e Elen Oliveira

Afonso Ribas e Elen Oliveira - Foto: Alexandre Stone.

Conheça a A BioEstar – Farmácia de Manipulação que tem a missão de promover saúde e longevidade por meio de produtos mais naturais e saudáveis.

 

Com um histórico diferenciado, Afonso Ribas é formado em Engenharia Elétrica e Elen Oliveira em Farmácia. Juntos formaram em maio de 2018 a BioEstar – Farmácia de Manipulação. Acompanhe e saiba mais sobre a farmácia.

Como nasceu a BioEstar?

Nasceu em 2018, a partir da aquisição da antiga Top Pharma. Por isso conseguimos levar aos clientes um toque inovador da BioEstar com o know-how e conhecimento adquirido de mais de 10 anos da Top Pharma. E temos como missão cuidar de pessoas e do planeta para criar um mundo mais saudável.

Nos defina o conceito de farmácia de manipulação saudável.

É uma farmácia de manipulação voltada para otimização da saúde e prevenção de doenças dos seus clientes, que entende que só teremos saúde e longevidade se tivermos hábitos saudáveis e que o papel da farmácia é contribuir nesse processo. Além disso, a farmácia de manipulação saudável trabalha prioritariamente com “produtos limpos”, livres de elementos prejudiciais a saúde como lactose, petrolatos, parabenos, corantes, aromatizantes, fragrâncias e conservantes artificiais, elementos cancerígenos, toxificantes e modificados geneticamente.

Elen Oliveira
Elen Oliveira – Foto: Alexandre Stone.

A BioEstar tem todo um cuidado com a manipulação de sua matéria prima. Nos explique este processo.

Em um processo de manipulação temos a presença dos excipientes. Similares aos aditivos na indústria de alimentos, muitas vezes esses excipientes são prejudiciais à saúde. Somos muito criteriosos com a escolha dos ingredientes que utilizamos para o que produto seja o melhor possível. Como gostamos de dizer, preparamos os manipulados para os nossos clientes como se fossem para as nossas mães e filhos. Além disso, utilizamos equipamentos especiais e técnicas específicas para garantir maior qualidade, segurança e eficácia dos produtos e o tratamento tenha o máximo de resultado.

Qual o diferencial da empresa Bio Estar no mercado de manipulados?

Temos diversos diferenciais. O principal já citamos, que é fato de sermos uma farmácia de manipulação saudável. No entanto, também podemos citar o cuidado que temos com as pessoas e o planeta. Entendemos que tudo está relacionado e que a poluição do meio ambiente retorna pra gente como doenças. E isso acontece hoje, não no futuro. Por isso, adotamos o selo Eureciclo, que garante que 100% das nossas embalagens sejam recicladas por meio do processo de logística reversa; os nossos potes de cápsulas são da tecnologia I’m Green, o plástico verde, biodegradável, feito de cana de açúcar. Outro ponto é que recebemos potes vazios e medicamentos vencidos dos nossos clientes para realizar o descarte correto sem contaminar o meio ambiente.

Afonso Ribas
Afonso Ribas – Foto: Alexandre Stone.

Quais as principais demandas da empresa hoje?

Hoje nosso público procura muito por suplementos para longevidade, aumento de performance, para ficarem bem, produzir mais e prevenir doenças. A área da beleza natural também é muito demandada, principalmente com uso de óleos essenciais e cosméticos personalizados feitos com ingredientes naturais. E isso também gera uma demanda interna por profissionais altamente especializados.

Quais as principais tendências do mercado farmacêutico de manipulação?

Acreditamos que a maior tendência é por produtos naturais e limpos, tanto para medicamentos, quanto para cosméticos. São aqueles produtos que já trabalhamos. Você já percebe esse movimento em setores próximos como o de alimentos. O orgânico e o green label crescem acima da média do setor. Ficamos felizes por perceber que mais e mais pessoas estão entendendo que é o momento de buscar qualidade de vida, saúde, bem-estar e longevidade.

Vocês acreditam na medicina cada vez mais personalizada e menos industrializada, inclusive no desenvolvimento das medicações, no futuro?

Acreditamos que no futuro a medicina estará muito mais ligada à nutrição do que vemos hoje. Será muito mais preventiva do que curativa, muito mais focada em hábitos saudáveis e na nutrigenômica (que estuda como os nutrientes e substâncias alimentares influenciam a expressão dos genes). A consequência natural disso é a individualização no tratamento e acompanhamento médico-nutricional. Como cada indivíduo é único e tem a sua individualidade bioquímica e genética, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Sendo assim, exigirá um acompanhamento individualizado e dificilmente um medicamento industrializado conseguirá cobrir todas as particularidades de cada indivíduo e o produto manipulado se tornará a única opção viável em custo e benefício.

Afonso Ribas e Elen Oliveira
Afonso Ribas e Elen Oliveira – Foto: Alexandre Stone.
Compartilhe

Artigos Relacionados