Manaus: Largo São Sebastião, inspirou calçadão de Copacabana

Milton Hatoum, em seu texto sobre Manaus, publicado no livro Brasil Imperdível, lembra que o desenho da calçada do Largo São Sebastião serviu de referência para um dos mais famosos cartões postais do Brasil:

Vista da Praça São Sebastião, onde se vê, em seu entorno, o Teatro Amazonas e a igreja de São Sebastião. Manaus. Acervo: Moacir Andrade/foto divulgação

 
Vista da Praça São Sebastião, onde se vê, em seu entorno, o Teatro Amazonas e a igreja de São Sebastião. Manaus. Acervo: Moacir Andrade.

Inaugurado em 1901, o passeio foi idealizado nas últimas décadas do século 19, no auge do Ciclo da Borracha. A implantação da calçada fez parte de um conjunto de obras realizado pelos magnatas da borracha, que foram responsáveis por grande parte do desenvolvimento da capital amazonense e de outras cidades da Região Norte.

Outra construção da época que merece destaque é o Teatro Amazonas, também situado no largo.

Inspiração para Copacabana

Foto: aosviajantes.com /divulgação

calçadão da orla da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi inaugurado quatro anos depois do pavimento manauara. Nos dois casos foram usados ladrilhos portugueses.

Os desenhos eram diferentes. Porém, na década de 1920, as águas do mar invadiram a orla e a calçada carioca foi destruída. Assim, o passeio foi reformado e redecorado, seguindo o modelo amazonense.

Atrações do Largo São Sebastião

Foto: portalbeiju/divulgação

Localizado no Centro Histórico, o largo é um dos pontos turísticos mais badalados de Manaus. Baresmuseuscasarões antigos e apresentações artísticas são as principais atrações do local, que é bastante movimentado no início da noite.

Fonte: https://brasilimperdivel.tur.br

Compartilhe

Artigos Relacionados