Lucimara Parisi entrevista Ricardo Holz, autor do ‘Manual básico para não ser enganado por políticos’ e pré-candidato a Deputado Federal

Autor do livro ‘Manual básico para não ser enganado por políticos’Ricardo Holz anuncia sua pré-candidatura a Deputado Federal pelo Podemos.
 
Graduado em Gestão Pública e especialista em administração pública e gerência de cidades, ele propõe em seu livro o entendimento e a compreensão do jogo político nacional, seus caminhos, formas, origens e consequências.
 
Em 5 capítulos, o livro provoca reflexões de forma simples e objetiva, abordando temas importantes sobre o funcionamento do Brasil, as campanhas eleitorais, a questão ideológica, a contratação e a democracia direta. Além disso, traz dicas importantes e fáceis de pôr em prática. Algumas delas são:

  1. Saiba exatamente o que faz cada um dos cargos que cada candidato disputa (o que faz um Deputado Estadual, um Deputado Federal, um senador, o governador, o presidente?)
  2. Pesquise a formação, habilidades e competências necessárias para realizar um bom trabalho no cargo que o candidato disputa (por exemplo, deputados, senadores e vereadores devem ser articulados, conhecer o funcionamento do Poder Legislativo e saber como fiscalizar).
  3. Veja as propostas que os candidatos apresentam.
  4. Como o candidato se comporta em relação ao financiamento?
  5. Entenda que o poder é emprestado, não é dado; políticos são seus servidores, pagos com o dinheiro de seus impostos, levados ao poder por conta de seu voto.
  6. Com a internet se tornou muito fácil monitorar, fiscalizar e cobrar seus políticos.
  7. Precisamos de votos conscientes, que são aqueles dados depois de ouvir o candidato. Ouça TODOS os candidatos.
  8. Anunciados os resultados da eleição, o eleito é seu servidor – mesmo se você não votou nele.
  9. Se o candidato eleito se mostrou desonesto, corrupto ou incompetente, ele tem que ser demitido.
  10. Busque candidatos alinhados com seus ideais e que tenham um passado limpo.

“Fortalecer a sociedade com informações é parte deste processo e seguirá para além de qualquer candidatura. Estando consciente, cada um pode avaliar a qualidade do serviço prestado pelos eleitos ou mesmo julgar se determinados candidatos possuem ou não as habilidades mínimas para tal cargo, fazendo escolhas mais assertivas, menos sentimentais e mais racionais”, explica.
 
Às vésperas do período eleitoral, o pré-candidato intensifica seu trabalho de ampliar o conhecimento das pessoas sobre o papel do vereador, senador e deputado federal, por exemplo, promovendo lives e ações que dialoguem diretamente com a sociedade.
 
No dia 9 de agosto, às 20h30, ele conversa com a jornalista, diretora e apresentadora Lucimara Parisi no podcast Lu Pod.
 
Ricardo Holz foi fundador e presidente da ABE-EAD (Associação Brasileira dos estudantes de educação à distância); participante do programa de formação de líderes para o século XXI (Semesp – Laspal) realizado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos; participante de fóruns da Unesco e membro da comissão nacional de avaliação da educação superior, CONAES. Atualmente é CEO da RHVS Consultoria.

www.ricardoholz.com.br | @ricardoholzoficial

Compartilhe

Artigos Relacionados