Google cria site para crianças lidarem com notícias falsas

A guerra contra as fake news representam um dos maiores desafios das gigantes de Internet, especialmente nos últimos anos, influenciando até mesmo processos eleitorais no Brasil e no mundo. Pensando nisso, o Google tem utilizado a educação para ajudar as pessoas a reconhecer uma notícia falsa. O projeto Seja Incrível na Internet (Be Internet Awesome, em sua versão global) busca tratar do tema já na infância.

O projeto é voltado para pequenos entre sete e doze anos e tem o objetivo de disseminar o conhecimento, ajudando crianças a compreenderem a dinâmica das notícias desde a primeira idade.

A plataforma não é exatamente recente, pois existe há alguns anos com o propósito de ensinar crianças a lidar com a segurança no mundo online. A diferença é que o Google decidiu ampliar o escopo e trazer a ferramenta de iniciação midiática, numa parceria com o Net Safety Collaborative.

Entre as atividades, há dicas para detectar informações falsas e o que fazer ao se deparar com fake news, além de formas de ajudar os familiares a entender a importância do assunto, identificação de URLs falsas, entre outros dados.

Paralelo ao lançamento do Be Internet Awesome, a gigante de Mountain View anunciou parceria com a YMCA (Associação Cistã de Jovens – sim, aquela da música) para ajudar famílias a conversarem com jovens sobre temas como desinformação, cyberbullying e redes sociais. Essa preocupação se reflete em vários de seus canais no YouTube, que promovem conteúdo sobre pedofilia, teorias da conspiração e incentivos ao suicídio.

A plataforma se une a outros projetos, como o “Vaza, Falsiane”, do Facebook, e está disponível em português com um site oficial.

Fonte: https://www.tudocelular.com

Artigos Relacionados