10 Dicas para iniciantes no Fisiculturismo

Renan Esposto

1 – Tenha paciência

A primeira dica que posso dar é essa, pois nenhum físico se constrói da noite para o dia, e por isso é necessário bastante paciência. Até para evitar recorrer a “atalhos” que podem ser perigosos.

2 – Tenha persistência
Essa segunda dica complementa a primeira. O fisiculturismo é um processo longo e os resultados não aparecem tão rapidamente. Por isso tenha persistência.

3 – Seja acompanhado por um educador físico
Essa dica é muito importante, pois quando somos bem instruídos desde o início, os resultados, além de mais rápidos, são mais seguros.

4 – Preocupe-se com a sua alimentação
A alimentação é a peça-chave do fisiculturismo. De nada adianta treinar pesado todos os dias se você não se alimentar adequadamente. Os músculos precisam dos nutrientes encontrados nos alimentos para se recuperar.

5 – Procure um nutricionista
Essa dica segue a anterior. A dieta é algo muito individual, e com um nutricionista você poderá ter uma confeccionada especialmente para o seu biótipo, necessidades fisiológicas e objetivo.

6 – Descanse bem
O descanso é outra peça fundamental para o sucesso no fisiculturismo. Basta lembrar que é no descanso que o corpo se recupera. Tenha pelo menos 8 horas de sono por dia. Faz bem para o corpo e para a saúde.

7 – Use suplementos
Os suplementos são alimentos em forma de pó, gel, líquido, etc. Não possuem os mesmos valores nutricionais, mas são de suma importância para complementar a sua dieta. Eles entram de forma estratégica a fim de melhorar o seu desempenho nos treinos e na recuperação dos músculos.

8 – Comece devagar
Se for a primeira vez que você está pisando em uma academia, comece aos poucos, vá sentindo as reações do corpo e aumentando a intensidade dos treinos gradativamente. É normal ficar com os músculos doloridos nos primeiros dias.

9 – Respeite o corpo
Saiba quando o corpo precisa de um descanso, não há necessidade de treinar mais que cinco vezes por semana, principalmente no começo.

10 – Treine rápido
Treinos para hipertrofia não podem ser demorados, precisam ser rápidos e intensos. 60 minutos de treino por dia está de bom tamanho.

11 – Registre a sua evolução
Uma forma de se manter motivado é sempre registrar a evolução. Anote em um caderno o seu peso e medidas e ao longo do tempo e vá atualizando. Vai se surpreender quando parar para olhar os números depois de um tempo.

Artigos Relacionados