FAST MIMICKING DIET – FMD – “A dieta que imita o jejum”

FAST MIMICKING DIET – FMD é um protocolo criado pelo pesquisador Dr. Valter Longo e significa em português DIETA QUE IMITA O JEJUM 

 

Nós já estamos cansados de ouvir os benefícios do jejum, mas pouca gente fala como ele pode ser desafiador pra alguns indivíduos.

E nesses caso, uma alternativa que trabalho com meus pacientes desse perfil é a de um protocolo que imita o jejum, mas com consumo de alimentos exclusivos.

A ideia é que por 5 dias, a alimentação seja totalmente isenta de proteína animal, derivados do leite, processados, industrializados, farináceos açúcares. Ou seja, uma nutrição baseada em folhas, vegetais crus e cozidos, frutas e fontes de gorduras boas (oleaginosas, abacate, sementes, oleaginosas e azeite).

Com boas combinações e um toque de tempero, dá pra fazer muitos pratos lindos e saborosos dependendo de regiões e gostos alimentares.

A maior diferença entre o Fast Mimicking e o jejum é a permissão de ingerir alimentos que enganam o metabolismo no FMD, diferentemente do jejum, mas existem algumas outras características que diferem um modelo do outro.

Segundo a nutricionista clínica funcional Ana Consentini, “a fasting ou jejum não reduz o aporte calórico de forma drástica, mas reduz a janela de consumo alimentar, ou seja, você passa a ter menos tempo para comer, visto que nesse caso, o jejum pode ser feito de forma diária e subsequentemente a ingestão alimentar normal”. Ou seja, as calorias não são reduzidas durante o fasting, só diminui o tempo em que é permitido se alimentar.

A pesquisa realizada pelo Instituto de Longevidade da Universidade do Sul da Califórnia (USC) apresentou muitas diferenças no metabolismo daqueles que foram submetidos à dieta e todos relacionados a melhoria da saúde.

 

Conforme informação da nutricionista Ana, são eles:

  • emagrecimento e saciedade,
  • redução do envelhecimento precoce,
  • aumento da disposição,
  • aumenta a longevidade,
  • reduz o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, obesidade),
  • reduz a compulsão alimentar,
  • melhora o perfil lipídico,
  • como o colesterol total,
  • triglicerídeos,
  • glicose,
  • perfil hormonal como insulina (apesar de ajudar a controlar sintomas de doenças autoimunes),
  • reduz o estresse crônico e melhora a inflamação sistêmica.

 

Também existem desvantagens, mas elas só podem ser analisadas individualmente com o auxílio de um profissional, pois “em alguns casos isolados, os pacientes acabam aumentando a compulsão alimentar, num primeiro momento”. Porque vai muito além de fisiologia e preocupação social/ambiental, é uma questão de saúde.

 

ONDE ENCONTRAR

Dra. Ana Consentini
Nutricionista Clínica Funcional e Esportiva
Gestão em Saúde e Vigilância Sanitária
CRN-3 00469-S
 

Endereço 1: Edificio Cristal Tower

Av. Humberto Calderaro Filho, nº 455 – CEP 69057-015

Sala 1109 – 11º andar – Clínica Nutrologia & Perfomance

 

Endereço 2: Mais Clínica

Edificio Cristal Tower

Av. Humberto Calderaro Filho, nº 455 – CEP 69057-015

Sala 201 – 2º andar

 

Instragram: @ana_consentini

 

Compartilhe

Artigos Relacionados