Cartaz do filme Primavera

Cartaz do filme Primavera - Foto: divulgação.

 Estreia hoje nos cinemas “Primavera”, filme com Ana Paula Arósio, Marília Gabriela, Ruth de Souza e Werner Schunemann

Longa-metragem de Carlos Porto de Andrade Jr. tem distribuição da O2 Play; Rubens Ewald Filho chegou a assistí-lo e declarou: “É mais que cinema, é arte!”.

 

Após um ótimo desempenho em festivais nacionais e, principalmente, internacionais (veja lista abaixo) estreia amanhã (17) nos cinemas o novo filme de Carlos Porto de Andrade Jr., “Primavera”. Veja o trailer aqui.

O diretor e roteirista é considerado o Papa do Super 8, tendo representado o Brasil em diversos festivais de curta e média-metragem, inclusive em Cannes, por duas vezes. Seus filmes fazem parte do acervo do MIS (Museu da Imagem e do Som) com títulos como “Saudade”, “História Passional,Hollywood,Califórnia”, “Copacabana” e “Senhorias de Avignon”. Com “Primavera” o diretor retorna à cena este ano com um projeto mais pessoal, porém sem perder a linguagem experimental que caracteriza sua obra. “Carlos Porto é um diretor único e despertou em mim o fascínio pelas artes plásticas e cênicas. Foi maravilhoso participar do projeto “Primavera”, cujo processo de criação acompanhou o meu processo de desenvolvimento pessoal e profissional”, declara a Ana Paula Arósio sobre seu trabalho (ainda inédito) com o diretor.

Além da atriz, “Primavera” tem ainda em seu elenco Ruth de Souza, falecida em julho de 2019, Ruth Escobar, uma das grandes damas do teatro, aqui em sua última atuação, e Marília Gabriela, ganhadora do prêmio de Melhor Atriz no Festival Brasil de Cinema Internacional, em 2018, ao interpretar o personagem Nossa Senhora das Rosas, uma estátua que ganha vida. “Fui a melhor ‘santa do pau ôco’ que consegui ser em meio ao brilho ilustre de grandes estrelas do cinema nacional.”Primavera” merecia exibição nas telonas há muito tempo. Agora chegou sua hora e vez. Um filme lindo ! Que tenha o reconhecimento que merece!“, elogia a atriz e apresentadora.

No elenco também estão os atores Werner Schünemann, Carlos Casagrande e Caco Ciocler, que empresta a sua voz para narrar essa história incomum.

Distribuído pela O2 Play e produção da Notábile Filmes, o longa foi rodado em 2005 e imprime em sua narrativa um mosaico cinematográfico onde as imagens filmadas se mesclam a imagens de diversos arquivos que vão desde cenas guardadas no Museu do Índio até o Acervo Humberto Mauro. “É uma raridade, é mais que cinema, é arte”, declara o crítico de cinema Rubens Ewald Filho, falecido em junho de 2019.

Outro elogio vem do cineasta Cacá Diegues. “Fiquei muito emocionado vendo o filme. Valeu a pena esperarem tanto para fazê-lo. Deve ser uma grande vantagem vê-lo em tela grande”.

O longa apresenta a história de uma família através de memórias que são transmitidas para o filho, momentos antes da morte do pai. A narrativa se inicia com o primeiro ancestral, um inglês que viveu no final do século XVIII, e segue até seus herdeiros brasileiros.

Em cena, parte do elenco do filme
Em cena, parte do elenco do filme – Foto: Rinaldo Martinucci.

Sinopse

Momentos antes de sua morte, um pai revela ao filho as memórias da família à qual pertencem. Tudo o que resta são evidências fragmentadas, fotos destruídas e eventos contraditórios, descritos em um livro perdido no tempo. A narrativa se desenvolve em uma atmosfera de sonho que nos conduz pela saga de uma família incomum, que sobrepõe a lenda aos fatos.

O ponto de partida é o primeiro ancestral, um inglês de reputação duvidosa, que chega ao Brasil no final do século XVIII e se casa com uma senhora portuguesa, dona de um extenso pedaço de terra. Seus herdeiros se tornarão os protagonistas dessa história de conflitos, amores e misterios.

No amor, os segredos guardados levarão à morte. Mas para esses personagens, estar na memória é continuar vivendo.

Ruth de Souza em cena
Ruth de Souza em cena – Foto: : Rinaldo Martinucci.

Festivais: “Primavera” participou nos últimos anos de diversos festivais. Veja a lista:

Premiações:
Festival Brasil de Cinema Internacional – 2018 – Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Atriz (Marília Gabriela), com Menção Honrosa para Ruth de Souza.
México International FF 2018 – Best Drama ;
Los Angeles FF/April 2018 – Best Feature All Genre;
Only The Best FF (EUA) 2021 – Best Experimental Film;
Aasha International FF (India) 2021 – Best Feature Film;
Mosaik Bridging The Borders Award 2021 – Ramsgate FF(UK) – Best Feature.

Finalista:
Las Vegas International FF – EUA 2019 – (finalista – Best Film);
Ouchy Film Awards – Suíça 2021 – (finalista -Best Film);
ABQ International FF – EUA 2021 – (finalista – Best Edition);
Artic FF – Noruega 2021 – (finalista – Best Feature Film).
Aporia International Village 2021 – (Korea) – Best Film.

Seleções Oficiais
Firenze Film Festival – Itália – 2018
FESTin – Lisboa – Portugal 2018
Portland Film Festival – EUA – 2018
Portuguese Language Film Fest- Budapest – Budapeste – 2019
First Time Filmmakers Sessions – UK – Inglaterra – 2020
Future Archives Film Series – Arlington – EUA – 2021
Ramsgate International Film Festival – UK – Inglaterra – 2021
LetWorks Am Latino Film Festival – RockVille – EUA – 2021
Ciclo Independiente – La Plata – Argentina – 2021
SonderBlu Film Festival – New York – EUA – 2021
Paradise Film Festival – Budapeste – 2021
Festival Mundial Cine Vera Cruz – México – 2021
Lift -Off Global Network – First time Filmmaker Sessions – 2020
Semana Del Cine Latinoamericano (La Plata – Argentina) – 2021

Sobre a distribuidora O2 Play

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes e faz parte do grupo O2, que tem como sócios também o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro. Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand), licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais. Já foram mais de 50 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como “Sócrates” e “Chorão – Marginal Alado” e internacionais, como “O Irlandês”, “Dois Papas” e “Não Olhe Para Cima”, em parceria com a Netflix, e “Annette”, que abriu o Festival de Cannes 2021, onde ganhou a Palma de melhor direção.

Compartilhe

Artigos Relacionados