Empreendedores do Amazonas são selecionados em edital de moda

Eles são dois dos seis negócios selecionados pelo projeto #aModaÉoNorte, do Instituto C&A, que tem o objetivo de fomentar iniciativas locais

Ateliê Derequine e a Utopia Brasil, do Amazonas, são duas das seis marcas contempladas pelo edital #aModaÉoNorte, lançado no mês passado pelo Instituto C&A, pilar social da C&A no Brasil, com o objetivo de fortalecer o ecossistema de moda autoral da região Norte do país.


Ao longo dos próximos meses, o projeto contemplará empreendedores do segmento com uma série de mentorias realizadas por colaboradores voluntários da C&A, ajuda de custo para participação dos encontros online, capital semente para investimento nos negócios e visita guiada ao escritório central da C&A, em São Paulo, totalmente custeada pelo Instituto.


Selecionados

Criado por Vanda Witoto, 35 anos, moradora de Manaus (AM), o Ateliê Derequine teve início durante a pandemia da Covid-19, com o objetivo de complementar a renda das mulheres indígenas de sua aldeia por meio, inicialmente, da produção de máscaras de pano e, posteriormente, de peças de vestuário que tragam também a ancestralidade de sua cultura. Em suas criações, que são feitas à mão, a marca usa tucum, palmeira típica da região, sementes de açaí e grafismos tradicionais da região. Atualmente, o Ateliê Derequine gera renda para 7 famílias.
 

Também com roupas e acessórios únicos, a marca Utopia Brasil é resultado da iniciativa de Ramon Malone, 27 anos, morador de Manaus (AM), que decidiu empreender a partir de um antigo projeto de conclusão de curso na universidade.
 

Criador e produtor de suas próprias peças, Vinícius do Nascimento, 25 anos, de Belém (PA), é o idealizador do Estúdio VNE, que produz peças voltadas para o feminino casual desde 2021, dois anos após a realização de seu primeiro desfile de moda.
 

Já as biojoias da Seiva Amazon Desing foram pensadas por Lídia Abrahim, 39 anos, Ananindeua (PA), e são produzidas a partir da borracha natural da árvore da seringueira, nativa da Amazônia.
 

Também autora de peças artesanais, Maria Rita, 34 anos, de Boa Vista (RR), é idealizadora da Mariposa Mimo de Menina, que produz peças de moda infantil desde 2020.
 

Estudante de artes na Universidade Federal de Roraima, Leidiana Azevedo de Albuquerque, 37 anos, de Boa Vista (RR), criou a Wazaka, de moda autoral, com o objetivo de não apenas se expressar, mas também gerar visibilidade para a cultura local.
 

Sobre o Instituto C&A

O Instituto C&A – pilar social da C&A Brasil – atua no fortalecimento de comunidades por meio da moda no voluntariado corporativo e no fomento ao empreendedorismo de grupos em maior vulnerabilidade social. A instituição também realiza ajudas humanitárias em situações de calamidade pública e crises emergenciais. Com 30 anos de história, o Instituto tem como principal objetivo atuar com o impacto positivo na sociedade por meio de projetos e ações voltados para comunidades periféricas, LGBTQIAP+, mulheres negras, refugiados e migrantes. Saiba mais no site.
 

Compartilhe

Artigos Relacionados