“É preciso olhar o problema como aliado”: Empresário nordestino reinventou o negócio durante a pandemia

Vinicius Machado, à frente do Grupo InVoga&Co, desenvolveu produtos inovadores e conta como ser viciado em resolver problemas contribuiu para ampliar oportunidades

Por essa ninguém esperava. A pandemia do coronavírus está mudando hábitos do mundo inteiro e impactando os negócios, que precisam buscar soluções para se manter diante da crise. Foi seguindo este princípio que o empresário Vinicius Machado, fundador da empresa de branding e comunicação InVoga&Co, com sede em Fortaleza, resolveu arriscar e encarar o cenário como um momento para inovar, e desenvolveu duas novas frentes de negócio: o “All Cool”, álcool em spray 70% que surgiu para atender a falta de produto no mercado, e a plataforma de streaming infantil “Kids Room”. Os projetos, que já se tornaram sucesso no Nordeste e representam um implemento significativo na receita, se preparam para aterrissar em todo o Brasil. 

Em sua trajetória, Vinícius Machado sempre buscou olhar para o problema ou situação adversa como uma oportunidade de transformação e crescimento. Ao longo dos últimos 10 anos, transformou uma revista impressa em um grupo de comunicação com expertise em construção de marca. Neste momento de isolamento, cancelamento de clientes e reorganização de investimentos, não seria diferente. “Reinvenção é a palavra de ordem e é preciso pensar em uma solução diferente e prática para o seu negócio”, conta o jovem.

Atento às oportunidades, em abril Vinícius lançou o primeiro produto físico do Grupo InVoga&Co. Em parceria com a TQuímica, chegou ao mercado do All Cool, álcool spray 70% com óleos essenciais e propriedades terapêuticas. O higienizador de mãos é comercializado em embalagens de 50ml, a um custo médio de R$12,90 por unidade. As 40 mil unidades vendidas, das 60 mil produzidas inicialmente, representam o sucesso do produto nos pontos de venda de Fortaleza. Prestes à lançar um e-commerce, Machado expandirá a comercialização nacionalmente. 

E diante do crescimento de recursos tecnológicos na pandemia, o empresário também investiu no desenvolvimento da plataforma “Kids Room”, um aplicativo que propõe atividades recreativas para crianças no período de isolamento. Idealizado em parceria com Celebre Eventos, por meio de um dispositivo eletrônico, o usuário adquire uma sala de recreação a partir de R$55 com opções para faixa etárias de 3 a 12 anos, conduzida por especialistas na área de todo o Brasil. “A dinâmica do Kids Room proporciona atividades lúdicas e divertidas, de forma simples e virtual. Fizemos uma espécie de audição para escolher os melhores profissionais do país e oferecer o melhor conteúdo”, explica. 

O empresário aprendeu que crises pedem cautela, mas também permitem que soluções inovadoras contribuam para o crescimento da empresa em meio à instabilidade. A atuação da InMakers, outra agência do Grupo dedicada para marketing de influência regional e crossbranding, também tem sido de sair da zona de conforto e propor coisas novas, testar novos caminhos e possibilidades. “Estamos fazendo mais, com menos. Nestas situações não há soluções convencionais, é preciso reconstruir e tomar atitudes diferentes”, conclui. 

 

 
 
 
 
 
Compartilhe

Artigos Relacionados