Dr. da Uropediatria

Tudo é muito novo quando somos crianças e adolescentes, o acompanhamento dos pais na infância e na puberdade contribui muito no desenvolvimento dos filhos. A sexualidade, apesar de ser cada vez menos tabu entre os diálogos da sociedade moderna, ainda é uma novidade para os pequenos. Um urologista pediatra é um profissional especializado no assunto, para ele é muito simples inserir seus filhos neste contexto de maneira inteligente, esclarecendo as dúvidas e curiosidades deles, evitando assim problemas futuros em decorrência da falta de informação. Além disso, problemas do trato urinário estão presentes desde a infância, como a tão conhecida fimose. E o urologista não é só indicado para os meninos não, hoje em dia as meninas marcam presença em iguais números nos consultórios urológicos. Dr Petrus Oliva (CRM-AM 3743) é sinônimo de competência profissional e experiência neste segmento da medicina. Ele é formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especializado em Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Urologia Geral pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas, o qual tem a honra e satisfação de lecionar e fazer parte do atual staff da residência médica. Fez sua Sub-especialização e seu Doutorado em São Paulo, no Núcleo de Urologia Pediátrica da Escola Paulista de Medicina, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Dr Petrus, com tanta propriedade no assunto, revelou para nós que o acompanhamento das crianças com um urologista é fundamental, além de esclarecer diversas curiosidades sobre a sexualidade infantil, DST e alguns conselhos para os pais de jovens na puberdade. Confira:

Que benefícios o paciente tem com um acompanhamento regular de um urologista pediatra? 

Este acompanhamento médico é importante para a prevenção e manutenção da saúde em todas as fases da vida, mas durante a infância e a adolescência, período de transformações e crescimento do nosso organismo, se torna ainda mais válido, garantindo uma juventude próspera e uma vida adulta mais longeva e saudável.

Qual a idade ideal para iniciar as consultas com um urologista?

Se a criança não tiver queixas ou alterações do trato urinário ou genital, deve ser antes da puberdade, ou seja, por volta dos dez anos de Idade.

Você acredita que o acompanhamento urológico é importante no desenvolvimento da sexualidade nos adolescentes?

Com certeza. Como já acontece com as meninas e seus ginecologistas, o mesmo deve acontecer com os meninos e o urologista.

Hoje em dia a procura por médicos urologistas tem aumentado?

Sim, a presença de especialistas, sempre torna mais adequado o acompanhamento e o tratamento dos pacientes que precisam. E, é claro, melhoram os resultados.

A urologia pediátrica cuida somente da saúde dos homens?

Não. Cuidamos da saúde de todas as crianças. Hoje atendo um número igual de meninos e meninas com alterações urinárias.

A tão conhecida e comentada fimose é genética? Quais são os principais sintomas que indicam que esse tipo de cirurgia deve ser feita?

Ela é uma condição que já nasce na criança, e que na maioria dos casos melhora ou pode ser resolvida com o tratamento clínico adequado. Na minoria dos meninos acontece a necessidade de tratamento cirúrgico, principalmente naqueles que ainda têm aderências na pele do prepúcio, ou histórico de infecção urinária ou inflamação local.

Com a vida sexual iniciando-se cada vez mais cedo, quais são as principais doenças sexualmente transmissíveis que um adolescente contrai?

A herpes genital e as doenças fúngicas são as mais incidentes.

Quais são os principais mitos em relação às DST?

Que estão ligadas a pobreza e à falta de higiene. Infelizmente, elas estão cada vez mais incidentes em todas as classes sociais. A prevenção ainda é o maior e melhor remédio.

A masturbação é bem normal na adolescência. Até quando ela é saudável? Existem riscos quando ela se torna em excesso?

Ela faz parte da maturidade e desenvolvimento psíquico e físico do indivíduo. Como qualquer outra atividade, é considerada prejudicial quando ela passa a ocupar o tempo e a dedicação de outras atividades importantes para a vida de qualquer pessoa.

Que conselhos você daria para os pais de um jovem que está iniciando a puberdade?

O diálogo e a franqueza são os maiores aliados de uma boa orientação e, portanto, de uma boa saúde. Além disso, os meninos e seus pais agora também podem contar com uma ajuda profissional para essa orientação e esclarecimento.

Encontre:

Urocentro

Rua: Fortaleza nº 528, Adrianópolis

Fone: (92) 3302-6650

E-mail: petrus.utoped@yahoo.com.br

Artigos Relacionados