Dímero-D: Um importante marcador para estratificar a gravidade da infecção por Covid-19

 

Por Cecilia Camilo (Farmacêutica Bioquímica, Esp. Em microbiologia e Citologia clínica, MSC. Em Imunologia Básica e aplicada e

Assessora Científica CDL Laboratório).

 

O vírus SARS COV 2, agente da Covid-19, pode ocasionar no decorrer da infecção, efeitos patogênicos sistêmicos é um deles envolve anormalidades no sistema da coagulação sanguínea especialmente em pacientes com quadros de síndrome respiratória aguda ou pneumonia grave.

O Dímero-D é um produto bioquímico da degradação da fibrina (principal proteína plasmática constituinte de coágulos sanguíneos) pela plasmina (protease atuante na fibrinólise).

A quantificação do Dímero D é um importante índice para auxiliar no diagnóstico de complicações vasculares, como coagulação intravascular disseminada (CID), trombose venosa profunda (TVP) e tromboembolismo pulmonar (TEP). Pacientes com estas condições apresentam elevação do dímero-D (DD) logo na primeira hora após a formação do trombo (coágulo). Os níveis de DD permanecem elevados, em média, por até 7 dias.

Recentemente, temos visto com frequência publicações que evidenciam a importância de utilizar alguns exames laboratoriais que tem o objetivo de avaliar a coagulação como marcadores de evolução grave nos pacientes com quadro clínico de Covid-19. Dois artigos publicados no The Journal of Thrombosis and Haemostasis e no The Lancet conduzidos por pesquisadores da China, apontam a importância desses testes no prognóstico da doença, utilizando como principal marcador o teste de Dímero-D.

Ambos trabalhos evidenciam elevação nos níveis de produtos de degradação de fibrina (FDP) e do Dímero-D (DD) em pacientes não sobreviventes em comparação com níveis mais baixos nos sobreviventes, observando ainda que os níveis de Dimero D aumentavam ao longo da permanência no hospital.

Os estudos têm mostrado niveis mais altos de Dímero D, Produtos de degradação de Fibrina, tempo de protrombina (TP) e tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPa) nos pacientes com pior prognóstico de evolução da doença, onde seria maior a probabilidade de ocorrência de quadros de coagulação intravascular disseminada (CIVD).

O CDL Laboratório tem buscado incansavelmente disponibilizar ferramentas que permitam não só o diagnóstico rápido da infecção Covid-19, mas também que permitam o prognóstico assertivo, buscando soluções laboratoriais rápidas. Realizamos os exames de Dimero D, TAP e TTPA com entrega em até 3 horas após a coleta. Consulte nossos serviços. Priorize sua saúde. Seu corpo agradece!

 

Onde Encontrar:

📲 (92) 98415-8052⠀📲 (92) 98415-7102⠀📲 (92) 98415-8162⠀

Site:http://cdl.med.br/

Instagram: https://www.instagram.com/cdllab/

Facebook: facebook.com/cdllaboratorio/

Compartilhe

Artigos Relacionados