Há muita confusão no que diz respeito a terminologia da intolerância a lactose e alergia a proteína do leite de vaca. Os termos podem parecer semelhantes, mas eles descrevem problemas diferentes. A intolerância à lactose é causada pela baixa ou nenhuma produção da enzima que se chama lactase, necessária para quebrar a lactose, que é o açúcar encontrado no leite e seus derivados. Já a alergia ao leite é uma reação do sistema imunológico a proteína do leite.
A intolerância não tem reação imunológica (utilização de anticorpos), portanto ela não pode ser chamada de “alergia” dita comumente pelas pessoas, mas de maneira inadequada. A terminologia adequada é: Intolerância à Lactose ou para quem tem alergia à proteína do leite, Alergia à proteína do leite de vaca.
Outras diferenças relevantes é que a Intolerância é mais comum, leva mais tempo para desenvolver, e pode ocorrer em qualquer momento da vida, crianças, adolescente, adultos. Pode ser genético ou por deficiência da enzima. Aumenta com a idade, e a reação é imediata dentre 30 minutos a duas horas após ingestão do leite e seus derivados.
Os sintomas podem incluir: dor de barriga, gases, inchaço do abdômen, náuseas e diarréia.
A alergia é mais comum em bebes e crianças, mas também pode se desenvolver em qualquer idade. A reação pode ser dentro de minutos depois de ingerir leite e derivados ou levar muitas horas ou dias. Os sintomas são parecidos, que podem incluir os acima, e mais: erupção cutânea, inchaço dos lábios ou garganta, problemas respiratórios como: rinite, sinusite, bronquite, enxaquecas ou dores de cabeça.
Existem testes para se detectar tanto a intolerância à lactose, quanto a alergia a proteína ao leite de vaca, porém um teste bem fácil é a observação quando se ingere estes alimentos e a reação. Caso seja uma reação imediata, como fechamento de glote, o teste deve ser monitorado por um médico e em hospital.
Existe um teste que faço em minhas consultas, que chama – se food detective, para detectar reações imunológicas, mediadas por anticorpos a vários alimentos. Caso queira fazer, agende uma consulta, faça o teste e a consulta sai gratuita. E lembre-se: se for seu caso a partir de hoje, nada de dizer que é alérgico à lactose, certo?
Encontre:
Jaqueline Müller
Nutricionista – ortomolecular e esportiva com ênfase em nutrição funcional
Mestrado pela USP em ciências
Atende no Hospital Santa Júlia
Telefone: (12) 981112767 E-mail: jaquenutrition@gmail.com
Insta: nutri_jaquemuller_diz
Snap: nutrijaque
Atendimentos também no Rio de Janeiro – São Paulo e interior além de vir todos os meses para atendimento em Manaus.